Quando operando com a alimentação a partir de bateria, é importante para um circuito determinar quando a carga da bateria está baixa demais para a operação normal. Isso pode ser feito pelo periférico detecção programável de tensão baixa (PLVD). Se o PLVD não estiver disponível no microcontrolador, um circuito similar pode ser construído utilizando-se um comparador de tensão e alguns componentes externos. O circuito da figura abaixo, assume que o microcontrolador está operando a partir de uma fonte estabilizada de tensão.



No primeiro circuito, o comparador muda de estado quando a tensão da bateria Vbatt = 5,7 V: R1 = 33k, R2 = 10k, R3 = 39 k, R4 = 10 k e Vdd = 5 V

Nessa figura, os resistores R1 e R2 são escolhidos para colocar na entrada não inversora do comparador a um valor de aproximadamente 25% de Vdd, enquanto que R3 e R4 são escolhidos para fixar a entrada inversaora a um valor que seja igual a menor tensão da bateria em que o aparelho ainda opera.

O circuito da figura abaixo é para o caso em que o microcontrolador é alimentado por fonte não estabilizada.


Neste circuito, o comparador comuta quando vbatt = 3 V, R1= 33 k, R2 = 10 k  e R3 = 470 ohms. Nele, o resistor R3 foi escolhido para polarizar o diodo D1 acima de sua tensão direta de condução quando Vbatt é igual ao valor mínimo da tensão da bateria para o sistema. Os resistores R1 e R2 são escolhidos para fixar a tensão na entrada inversora a um valor que seja a tensão direta de D1.