A idéia deste circuito é uma expansão dos dois anteriores (Dicas 1 e 2), onde utiliza-se a MCU do PIC para assegurar que as duas tensões num sistema subam em conjunto, proporcionalmente uma em relação à outra, conforme mostra o gráfico da figura 1.
Este tipo de partida é encontrada em aplicações com dispositivos que exijam tensões múltiplas (como tensões I/O e de cerne).
Como nas duas dicas anteriores, esta é projetada para controlar o pino shutdown do controlador SMPS e vai apenas operar com controladores que respondam prontamente às mudanças que ocorram no pino shutdown.
Na figura 2 temos então o circuito em que o comparador da MCU do PIC é utilizado para determinar qual tensão é a mais alta e com isso aumente o tempo on da saída da outra de acordo com o necessário.
A tabela verdade para os pinos shutdown deste circuito é mostrada na figura 3.
Para determinar se o circuito alcançou a tensão plena, Vb é comparada com a tensão interna de referência. Se Vb é maior, as duas saídas shutdown são mantidas no nível alto. O divisor de tensão resistivo Resistor Divider 1, deve ser projetado de tal forma que a saída do potenciômetro seja levemente maior do que a tensão de referência do comparador quando Vb estiver no valor pleno. A relação de valores no divisor 2 (Resistor Divider 2) pode ser variada para mudar a ação do circuito quando Va aumenta. Resistores Pull Down asseguram que as fontes não vão operar de modo inesperado, quando a MCU do PIC estiver sendo ressetada.