Alguns dispositivos novos possuem características que exigem várias tensões de alimentação (por exemplo, tensões de cerne, tensões I/O, etc.). A seqüência segundo a qual estas tensões sobem e descem ou são estabelecidas, pode ser muito importante em determinadas aplicações.

Levando em conta a Dica 1 (PIC001 - anterior) podemos estendê-la à partida suave de modo a criar um controle semelhante para duas saídas de tensão. Dois sinais PWM são gerados para controlar os pinos shut-down de dois controles SMPS. Como na dica 1 este tipo de controle somente pode operar em controladores que possuam pinos shut down que respondam rapidamente à mudança. (como aqueles que possuam limitação ciclo a ciclo). Na figura 1 mostramos o circuito para esta dica.

 


A pinagem mostrada é para o invólucro SOT-23

A idéia faz uso do comparador da MCU do PIC para implementar uma trava de sub-tensão. O pino de entrada do GPO/Cin+ deve estar acima da referência interna de 0,6 V para que a partida suave tenha início, como mostrado no diagrama de tempos da figura 2.



Na figura:
1 – Condições antes da partida
2 – Retardo inicial
3 – Rampa PWM #1 completa
4 – Intervalo entre PWMs
5 – Rampa PWM #2 completa

Duas condições devem ser satisfeitas para que a seqüência de partida suave tenha início.

1.O pino shut-down deve ser mantido no Vdd (nível lógico alto)
2.A tensão do GP0 deve estar acima de 0,6 V

Uma vez que estas duas condições de soft-start sejam estabelecidas, as seqüências vão retardar e PWM #1 vai subir de 0 a 100%. Um segundo retardo permite que a primeira tensão se estabilize antes que PWM #2 suba de 0 a 100%. Os dois tempos de retardo estão sob controle de software e podem ser programados de acordo com aplicações específicas. Se as duas condições de soft-start forem inválidas, o circuito vai desativar os controladores da SMPS.