Hugo Gernsback não foi apenas o precursor das revistas de Eletrônica nos Estados Unidos, mas também da Ficção Científica. Sua revista Amazing Histories explorava contos de autores como H. G. Wells, Júlio Verne e foi ele que revelou um dos mais importante dos autores, Isaac Asimov.

A primeira edição saiu em 1929 sendo dedicada exclusivamente a ficção. Hugo dizia que ficção científica deveria ter pelo 25% de tecnologia e o restante de aventura, incentivando assim os que conheciam ciência a serem autores de histórias. Na figura 1 temos a capa da primeira edição.

 

Figura 1 – Capa da primeira edição
Figura 1 – Capa da primeira edição

 

 

A história que foi tema de capa contava uma aventura especial em saturno que se caracterizava pelo uso das comunicações por rádio (Saturno Sem Fio).

A revista passou pelas mãos de diversos editores depois de que em 1929, Hugo Gernsback pedeu seu controle sendo obrigado a vende-la.

A revista foi comprada depois em1938 pela Ziff Davis que a comandou com sucesso. A revista mudou para o formado de bolso em 1953 e sendo vendida para a Universal Publishing Company. Nessa época publicou histórias antigas sem pagar os direitos autorais criou um conflito co m a Assosciação dos Escritores de Ficção Científica da América.

 

 

Figura 2 – capas de edições antigas
Figura 2 – capas de edições antigas

 

 

Uma nova versão surgiu em 1912 e uma edição impressa foi retomada em 2018.

A revista perdeu sua influencia depois que Hugo Gernsback a deixou em 1929.

A série mais famosa foi a Ralph 124C 41+ de 1911 que se tornou livro.

 

Figura 3 – Capa da edição completa
Figura 3 – Capa da edição completa

 

 

Em uma série de capítulos Hugo Gernsback relatava os acontecimentos científicos do ano 2060. Bem diferente do que imaginamos hoje com a tecnologia que já está disponível, e não estão tão longe.

Na figura 4 a capa da última edição de dezembro de 1930 com figuras que lembram muito bem nossos Ets vistos das atuais obras de ficção.

 

Figura 4 – Última edição
Figura 4 – Última edição

 

A figura 5 nos dá também a ideia de como os robôs extraterrestres eram imaginados na época. A capa é da edição de janeiro de 1928.

 

Figura 5 – Robôs da história The Comet Doom
Figura 5 – Robôs da história The Comet Doom

 

 

 

Figura 6 – Um mundo interessante para explorar
Figura 6 – Um mundo interessante para explorar

 

 

E, é claro havia muitos anúncios como catálogos de componentes e muitas coisas ligadas ao rádio e a ciência.

No link abaixo os exemplares disponíveis para download e outras informações importantes. Na mesma edição, The Stolen Bodey de H. G. Wells.

https://www.worldradiohistory.com/Amazing-Stories.htm 

 

 

 

 

 

 

NO YOUTUBE


NOSSO PODCAST