Estamos sempre pesquisando o passado da tecnologia com muitos artigos escritos e disponibilizados em nossos livros, site e canal do Youtube. E, para o tema Fontes Alternativas de Energia é curioso saber que nossos antepassados já pensavam nela, mas de uma forma diferente de hoje e até muito curiosa. É justamente desse assunto que trataremos agora.

Nota: Artigo publicado numa revista Mecatrônica Jovem

 

Se existe uma fonte de informações ampla para a ciência e tecnologia do passado, certamente ela é a revista Science and Invention de Hugo Gernsback. Explorando todos os temas da época ela é riquíssima em informações e justamente o que queríamos está numa edição de exatamente 100 anos. Voltamos a 1922 onde encontramos o artigo “Sources of Motion” onde se exploram formas possíveis de se obter movimento e, portanto, energia de formas incomuns. O autor, E. R. Caley explora maneiras de se obter energia (movimento) em alguns momentos ingênuas e em outros até prevendo o que já estamos fazendo agora. Vamos detalhar algumas. (no final do artigo o link para a revista original).

 

Turbina na chaminé

 


 

 

Naquele tempo as lareiras eram comuns, mas pelo que vemos na figura da revista, estamos realmente diante de uma churrasqueira. A ideia era aproveitar o fluxo de ar quente para movimentar o frango assado, mas atualmente a ideia seria gerar energia elétrica. Que tal imaginar um carregador de celular com o ar quente propulsionando um dínamo?

 

Turbina de ar quente

 


 

 

A segunda ideia do autor era ainda usar o ar quente para movimentar uma turbina. Faltou acoplar o sistema gerador de energia.

 

Motor a vapor

 


 

 

Certamente, a energia obtida pela queima de qualquer combustível não é interessante em nossos dias. No entanto, no passado, obter energia através de dispositivo a vapor era algo interessante. Os locomóveis são um exemplo;

 

Energia da expansão de líquidos

 


 

 

A ideia é usar a força de dilatação de um material, como o ferro, para acionar algum tipo de dispositivo que gere energia. No fundo, estamos tratando de energia térmica. Não é muito simples de colocar em prática.

 

Expansão de líquidos

 


 

 

Já vimos este tipo de aplicação em móbiles que mudam de posição com o calor. Nele a dilatação do líquido com o calor faz com que haja desiquilíbrio de uma alavanca produzindo assim movimento. No fundo o que temos é a conversão de energia térmica em movimento.

 

Mais energia da dilatação térmica

 


 

 

Também temos aqui uma ideia para converter a energia da dilatação térmica em movimento e com isso possibilitar a conversão em outras formas. Não é um sistema que tenha bom rendimento.

 

Motor de evaporação solar

 


 

 

No fundo, está uma ideia de aproveitamento de energia solar movimentando um motor. Não havia células fotovoltaicas na época, mas se imaginava um modo de se evaporar água com o calor do sol e com isso movimentar um motor. Já temos usinas que fazem isso.

 

Balança termostática

 


 

 

Mais uma ideia que visa obter o movimento a partir do calor. Se baseia no movimento de um fluido entre duas esferas quando há o aquecimento.

 

Motor de condensação

 


 

 

Uma ideia interessante que no fundo lembra a energia do gelo, explorada em história nossa do Professor Ventura. A ideia é ter um arranjo cônico e enchê-lo de gelo de modo que o ar ambiente se condense e pingue sobre um sistema de engrenagens movimentando-o desta forma. Podemos dizer que se trata de energia do orvalho...

 

Motor eletrostático

 


 

 

No fundo é o mesmo princípio do motor iônico em que a alta tensão gera um “vento elétrico” que movimenta uma hélice. É o conhecido torniquete eletrostático. Já é usado nos motores iônicos.

 

Móbile eletrostático

 


 

Trata-se do pêndulo de Newton, mas acionado por um gerador eletrostático. Pode-se obter movimento, mas a força das cargas é muito pequena para ter utilidade como fonte alternativa.

 

Turbina de dióxido de carbono

 


 

 

A ideia de nossos antepassados era usar o dióxido de carbono que se obtém quando ácido clorídrico goteja no bicarbonato de cálcio (como nas lanternas de carbureto onde se pinga água). O gás produzido é então usado para movimentar uma turbina com sua queima. Já temos hoje variações com a utilização do biogás.

Enfim, ideias interessantes de mais de 100 anos e que, é claro não foram aproveitadas na maioria dos casos, mas mostra a inventividade deles.

Que tal trabalhar num desses projetos montando um protótipo para uma demonstração, um trabalho escolar ou mesmo como curiosidade. Fica a sugestão. Abaixo o link para baixar a revista:

E, para quem quer se divertir com desafios no armazenamento de energia com formas incomuns, sugerimos o nosso livro “Desafio da Energia” com processos de armazenamento de energia num buraco, num picolé e numa galinha choca, e com projetos práticos..

 


 

 

 

Link para a revista Science and Invention de outubro de 1922 – ver pg 544

https://worldradiohistory.com/Archive-Electrical-Experimenter/SI-1922-10.pdf 

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/42-newton-c-braga/biblioteca/19562-professor-ventura-beto-e-cleto-o-desafio-da-energia-alternativa.html