Interruptores e Tomadas de Banheiros em Locais Úmidos (EL027)

 

Este texto foi retirado do livro “Instalações Elétricas Sem Mistérios” (2005). Veja nota no final.

 

A umidade é um grande inimigo dos dispositivos elétricos. Atacando os contatos, ela provoca a oxidação, desgaste e posteriormente a queima de dispositivos elétricos como tomadas, interruptores, etc.

 

Um ponto crítico numa residência é o banheiro, onde a presença do chuveiro faz com que a atmosfera se mantenha com um elevado grau de umidade, que acaba por afetar tomadas, soquetes de lâmpadas e interruptores.

 

Com o tempo, os interruptores começam a falhar, exigindo que se aperte sua alavanca num grau maior que o normal, para que funcione, ou mesmo que tenham de ser feitas repetidas tentativas no sentido de levá-los a operação.

 

As tomadas começam a apresentam problemas de contatos, com os dispositivos (barbeadores e secadores) falhando ou mesmo provocando o seu aquecimento se tiverem um consumo elevado.

 

Com o tempo essas tomadas podem se deformar causando o “estouro” devido a um curto-circuito de que já falamos.

 

Quando um interruptor de banheiro ou tomada, ou ainda um soquete de lâmpada apresentar sinais de oxidação e consequente falha, o melhor que temos a fazer é trocá-lo.

 

Este mesmo problema é observado com frequência em lavanderias, cozinhas e outros locais em que exista o perigo de penetração de umidade ou mesmo água.

 

Também deve ser considerada a possibilidade dessa ocorrência em instalações normais onde tenha havido uma infiltração de água de chuva.

 

 

 

Observação importante:

Quando este artigo foi escrito ainda não estavam em vigor as normas NBR5410 que estabeleceram diversas mudanças para a maneira como as instalações elétricas devem ser feita e também para o formato das tomadas de força, com a adoção do terceiro pino. Artigo sobre estas normas deverá estar disponível no site. Os conceitos dados valem para instalações elétricas antigas, como ainda são encontradas em muitos locais de nosso país. Para instalações novas, os leitores devem consultar as normas vigentes

 

 

Leia também:

Energia elétrica (EL002)

As tensões da rede de energia (EL003)

A Instalação Elétrica Domiciliar (EL007)

Dimmers e controles de potência (ART071)