Publicamos este interessante artigo na série Mini Projetos em 1996. No entanto, trata-se de artigo atual, pois os componentes usados podem ser encontrados com facilidade e são de baixo custo. O circuito gera sons amortecidos que imitam instrumentos de percussão como sino, triângulo, tambor, bloco de madeira, etc. Podemos usá-lo no projeto de baterias eletrônicas, campainhas, alarmes, etc. Também podemos usar o mesmo circuito em caixas de efeitos e outros.
O circuito é alimentado por pilhas comuns e sua saída deve ser ligada à entrada de uma etapa de amplificação, pois os sinais gerados são de pequena intensidade.
O simples circuito que descrevemos, dependendo dos valores dos componentes usados, pode imitar instrumentos de percussão indo desde o sino, gongo e tambor até a batida num cálice, blocos de madeira ou um bumbo bastante grave.
Os leitores mais imaginosos poderão reunir diversos destes osciladores e assim criar uma verdadeira bateria eletrônica.
Nosso projeto consiste num oscilador amortecido, oscilações que são semelhantes em forma de onda àquelas produzidas pelos instrumentos de percussão. Com uma possibilidade de afinação bastante crítica podemos usar o circuito em música eletrônica.
Como se trata de projeto básico, o circuito não tem etapas de amplificação devendo por este motivo ser ligado à entrada de um amplificador externo. Evidentemente, dependendo da aplicação, a potência do amplificador externo pode tornar o som gerado bastante real.
Na figura 1 temos o diagrama do oscilador de percussão que usa apenas um transistor.
O leitor tem diversas opções de montagem, indo desde a matriz de contacto até a placa de circuito impresso para uma versão definitiva, como também a ponte de terminais que é a indicada para os iniciantes que desejam fazer experiências. Esta técnica de montagem é justamente a mostrada na figura 2.
Á alimentação do circuito poderá ser feita com pilhas comuns ou bateria já que o consumo da unidade é muito baixo.
Se for usada fonte deve ser tomado muito cuidado com a filtragem para que não ocorram roncos. De qualquer maneira o cabo que conecta a unidade à entrada do amplificador deve ser obrigatoriamente blindado.
Os valores de C1, C2 e C3 determinam o tipo de som que vai ser gerado, conforme a seguinte tabela:
Som | C1 | C2/C3 |
---|---|---|
Sininho | 10 nF | 4,7 nF |
Sino | 22 nF | 10 nF |
Tamborim | 33 nF | 15 nF |
Tambor | 47 nF | 22 nF |
Gongo | 100 nF | 47 nF |
Bumbo | 150 nF | 82 nF |
O transistor usado pode ser qualquer NPN de uso geral e os resistores de 1/8W. O capacitor eletrolítico tem uma tensão de trabalho de pelo menos 12V e os demais capacitores tanto podem ser cerâmicos, poliéster como styroflex.
A saída de sinal é feita por J1 com cabo blindado até a entrada do amplificador externo.
O único ajuste do oscilador é em P1 que deve ser afinado para que haja a produção do som desejada em cada toque de S1.
Uma idéia interessante é trocar S1 por um reed-switch (interruptor de lâminas) e usar uma baqueta com um pequeno imã na ponta para "tocar" o instrumento.
Para usar o oscilador, basta dar um toque rápido em S1.
Semicondutores:
Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral
Resistores: (1/8W, 5%)
R1, R2 - 100 k ? (marrom, preto, amarelo)
R3 - 4,7 k ? (amarelo, violeta, vermelho)
P1 - 100 k ? - trimpot
Capacitores:
C1 - 22 nF (223 ou 0,022) - poliéster ou cerâmico - ver tabela
C2, C3 - 10 nF (103 ou 0,01) - poliéster ou cerâmico - ver tabela
C4 - 100 nF (104 ou 0,1) - poliéster ou cerâmico
C5 - 100 µF/12V - eletrolítico
Diversos:
S1 - Interruptor de pressão NA
S2 - Interruptor simples
J1 - jaque de saída
B1 - 6 V ou 9 V - 4 pilhas ou bateria
Ponte de terminais, suporte de pilhas ou conector de bateria, caixa para montagem, cabo blindado, fios, solda, etc.