Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Display persistente com luz ultra violeta

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto interessante de um contest do hack a day. Ele mostra um papel/tecido com um tratamento que ao receber uma luz ultravioleta de um led brilha no escuro. O autor do projeto fez um relógio. É um projeto utilizável e bastante interessante para as mais diversas aplicações. Você pode conferir os resultados no vídeo abaixo ou ler a matéria completa no link.

Assista ao vídeo - https://youtu.be/Ly094yY7ji8

 

 

Monitorando a qualidade do ar e gás com notificações no telefone e e-mail

Esse é um projeto conceito com um sensor MQ-135 (sensor para detecção de gás) utilizando um Wemos D1 para enviar pacotes para a plataforma Blink IoT. Pode servir de inspiração para muitas outras coisas.

 

Fonte USB variável


| Clique na imagem para ampliar |

 

Esse é um projeto muito interessante para quem quer ter uma fonte móvel. Ou você pode ligar isso num PC! Vale a pena conferir o circuito e a placa que o autor deixou disponível.

 


 

Tecnologia e Cultura

Como os baixos ciclos de produção de chips afeta você?

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Essa é uma matéria que comenta sobre a escassez de componentes no mercado e a dificuldade de produção para novos protótipos. Por que isso está acontecendo e como isso impactará o usuário final?

 

Como o ultrassom pode detectar defeitos em capacitores

Para quem repara componentes sabe o quão valioso pode ser esse tipo de técnica. Nos capacitores mais antigos, principalmente os eletrolíticos, normalmente com o tempo começam a apresentar fuga e outros tipos de problema. E se com ultrassom você conseguisse descobri-los rapidamente?

 

Alta Frequência em eletrônica orgânica

Pesquisadores da TU Dresden, Alemanha, implementaram blocos de construção essenciais de alta frequência com baixo consumo de energia usando materiais orgânicos. Dispositivos semicondutores estão atingindo seus limites de desempenho. Os sistemas eletrônicos modernos precisam de dispositivos mais rápidos com baixo consumo de energia e baixos custos de produção. Os semicondutores orgânicos têm muitas propriedades, incluindo peso leve, produção de baixo custo, processamento em baixa temperatura, flexibilidade mecânica e disponibilidade abundante. Isso os torna uma escolha melhor para a fabricação de circuitos eletrônicos. Os materiais orgânicos são essenciais para a eletrônica flexível e imprimível.

 


 

Extras

A falta que o censo faz

Esse é um podcast interessantíssimo da produzido pela Fapesp sobre os impactos da falta do censo aqui no Brasil. Onde cada lacuna dessa informação impacta a indústria, o direcionamento de recursos e o planejamento.

 

Tiny Go

O TinyGo é um compilador GO para microcontroladores. Vale muito a pena dar uma olhada mais de perto.

 


 

Leitura da Semana

Eu, robô - Isaac Asimov

Um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, Eu, Robô, escrito pelo Bom Doutor, Isaac Asimov foi publicado originalmente em 1950. O livro serviu como base para o roteiro do filme homônimo, no qual Will Smith interpreta o protagonista, o detetive Del Spooner. Porém, a obra é bastante diferente da história apresentada nas telonas. Eu, Robô é um conjunto de nove contos que relatam a evolução dos autômatos através do tempo. É neste livro que são apresentadas as célebres Três Leis da Robótica: os princípios que regem o comportamento dos robôs e que mudaram definitivamente a percepção que se tem sobre eles na própria ciência. Eu, Robô inicia-se com uma entrevista com a Dra. Susan Calvin, uma psicóloga roboticista da U.S Robots & Mechanical. Ela é o fio condutor da obra, responsável por contar os relatos de seu trabalho e também da evolução dos autômatos. Algumas histórias são mais leves e emocionantes como Robbie, o robô baba, outras, como Razão, levam o leitor a refletir sobre religião e até sobre sua condição humana. A edição traz um posfácio escrito pelo próprio autor sobre sua história de amor com os robôs, tão comuns em sua obra.