Este é um excelente circuito reforçador de som para walkmans, pequenos gravadores, CD players e rádios que tenham apenas saída para fones. Podemos usar a saída dos fones para obter reprodução em um alto-falante de pelo menos 15 cm. Instalado numa pequena caixa acústica, o alto-falante com o booster e eventualmente sua fonte de alimentação proporcionarão um som muito melhor para seu equipamento portátil que tenha alimentação de 2 ou 4 pilhas comuns ou apenas saída de fone de ouvido.
A fonte de alimentação deve fornecer uma tensão de 6 a 9 V com pelo menos 500 mA.
O circuito tem apenas um transistor como base e um único ajuste para se obter melhor som sem distorção. Na figura 1 temos o diagrama completo do booster (reforçador).
Se seu equipamento for estéreo e você desejar reforçar os dois canais deve montar duas unidades iguais que serão alimentadas por uma fonte de alimentação única. Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais isolados, já que se trata de circuito pouco crítico.
O transistor Q2 é um Darlington de potência admitindo equivalentes. Na verdade qualquer Darlington NPN com pelo menos 4 ampères de corrente de coletor pode ser usado. Este transistor deve ser dotado de um pequeno radiador de calor.
Os resistores são todos de 1/8W ou maiores e os capacitores eletrolíticos devem ter uma tensão de trabalho de pelo menos 12 V.
O transformador pode ser do tipo usado como saída de rádios transistorizados fora de uso (o enrolamento que vai ao alto-falante passa a ser o enrolamento de entrada) como também pode ser usado um pequeno transformador de fonte de alimentação com primário de 110/220 V e secundário de 5 a 12 volts com corrente entre 50 e 250 mA. O enrolamento de baixa tensão será o usado na entrada dos sinais.
Para melhor qualidade de som o alto-falante deve ser pesado com pelo menos 15 cm de diâmetro, instalado numa pequena caixa acústica de acordo com suas dimensões.
Feita a montagem, ligue a unidade na fonte de alimentação e coloque P1 na posição média. Ligue na entrada a fonte de sinal que pode ser um radinho ou walkman.
O sinal será retirado da saída de fone (mono ou estéreo) com plugue apropriado. Ajuste o volume até obter o máximo de sinal no alto-falante e ao mesmo tempo sobre P1 para que o som saia puro, sem distorções.
Uma vez feito o ajuste de P1 para a melhor reprodução você não precisará mais tocar neste componente. Para regular a intensidade do som atue sobre o controle de volume do aparelho que serve de fonte de sinal.
Semicondutores:
Q1 - TIP120 - transistor NPN Darlington de potência
Resistores: (1/8 W, 5%)
R1 - 47 k Ω - amarelo, violeta, laranja
R2 - 22 Ω - vermelho, vermelho, preto
P1 - 10 k Ω - trimpot ou potenciômetro
Capacitores:
C1 - 10 µF/12 V - eletrolítico
C2 - 100 µF/12 V - eletrolítico
C3 - 1000 µF/12 V - eletrolítico
Diversos:
T1 - transformador - ver texto
FTE - 4 ou 8 Ω x 15 cm ou maior - alto-falante
Ponte de terminais, caixa acústica, radiador de calor para o transistor, fonte de alimentação, fios, solda, cabo com plugue para entrada de sinal.