Com apenas dois transistores poderemos ter um simples amplificadores experimental de baixa potência. Com ele podemos excitar um alto-falante pequeno, obtendo alguns miliwatts de potência a partir de fontes de sinal como microfones de eletreto, cápsulas cerâmicas, pequenos rádios, osciladores, etc.
O amplificador também pode ser usado como um seguidor de sinais e áudio e sua alimentação tanto pode ser feita por pilhas como fonte. Podemos alimentá-lo com tensões de 3 a 6 V e a corrente consumida estará entre 50 e 200 mA.
Como se trata de configuração muito simples, rendimento não é grande, consistindo muito mais numa montagem experimental do que para elaboração de aparelhos que exijam qualidade de potência.
Na figura 1 temos o diagrama do amplificador.
A montagem com base numa ponte de terminais é mostrada na figura 2.
O radiador de calor no transistor Q2 será necessário se o circuito for alimentado por 6 V ou mais. Podemos utilizar até 12 V de tensão, mas este caso não devemos usar pilhas, pois o consumo seria muito alto e elas se esgotariam com facilidade. Será interessante alterar R1 entre 1 M e 4M7 experimentalmente para obter o melhor som com o menor consumo.
Para Q1 podemos usar qualquer NPN de uso geral como o BC548 e para Q2 PNPs de potência como o TIP32. Transistores antigos também podem ser experimentados, como os tipos de germânio.
Para experimentar o amplificador, basta ligar sua entrada a uma fonte de sinal, ajustando-se P1 para o volume desejado. Um alto-falante instalado numa pequena caixa acústica melhorará o som. Se o volume for muito baixo é porque a fonte de sinal é insuficiente para excitá-lo.
Q1- BC548 - transistor NPN de uso geral
Q2- TIP32- transistor PNP de potência
S1 - Interruptor simples
B1- 3 a 9 V - pilhas ou fonte
P1- 2m2 - potenciômetro
FTE- alto-falante de 4 ou 8 Ω- pelo menos 10 cm
R1- 2M2 x 1/8 W- resistor - vermelho, vermelho, vede
C1- 220 nF- capacitor cerâmico ou poliéster
Diversos: ponte de terminais, suporte de pilhas ou fonte, dissipador para o transistor, garras jacaré, botão para o potenciômetro, caixa para montagem, fios, solda, etc.