Eis um instrumento de utilidade para quem trabalha com a rede elétrica como, por exemplo, eletricistas. O que descrevemos é um simples voltímetro que pode dizer se a tensão de uma tomada é 110 V ou 220 V, ou se não há tensão.
Extremamente simples, este instrumento não necessita de fontes externas de alimentação e pode ser montado numa pequena caixa plástica, que facilita seu transporte.
Na figura 1 temos o diagrama completo deste aparelho e na figura 2, o aspecto real da montagem.
O instrumento é um microamperímetro de aproximadamente 200 µA, que pode ser um VU-meter de aparelho de som cuja escala será modificada.
O único ajuste é o trimpot e os poucos elementos consistem em resistores de 1/8 W e um diodo, que tanto pode ser o 1N4007 como equivalentes, como o BY127.
PROVA E USO
Para provar o aparelho, basta ligar as pontas de prova numa tomada de tensão conhecida (110 ou 220 V).
Depois é só ajustar P1 para que a agulha marque a tensão correspondente numa escala.
Esta escala pode ser estabelecida por você mesmo que então, fixará o ponto correspondente a 110 ou 220 V e, depois, encontrará o outro, lembrando que há uma proporção direta entre a deflexão da agulha e a tensão.
Para usar é só encostar as pontas de prova nos pontos em que se deseja verificar a tensão.
Se o instrumento não der ajuste, em vista de suas características, ultrapassando o fim de escala, mesmo com 110V, aumente P1 para 2M2.
Lembramos ainda, que, uma vez ajustado para tensões alternadas, a leitura de tensões continuas não terá precisão, não valendo a escala estabelecida.
D1 - 1N4007 ou equivalente - diodo de silício
M1 - microamperímetro de 200 µA
R1 - 100k - resistor (marrom. preto, amarelo)
R2 - 820k - resistor (cinza, vermelho, amarelo)
P1 - 1M - trimpot
Diversos: caixa para montagem, diodos, solda, ponte de terminais etc.