Com o uso as ferramentas podem adquirir um certo magnetismo que se torna desagradável sob determinadas condições. Chaves de fendas podem "puxar" parafusos quando vamos colocá-los em posição de fixação, ou mesmo atrair arruelas que estavam previamente posicionadas.O magnetismo é adquirido porque os imãs elementares do metal da ferramenta tende a se alinhar com sua movimentação e atraído com metais sempre de uma mesma forma.Existem duas maneiras simples de se acabar com o magnetismo de uma ferramenta.


a) A primeira consiste em submetê-la a um aquecimento acima da temperatura Curie, mas isso nem sempre é possível pois as ferramentas podem ter partes plásticas que seriam afetadas.


b) A segunda consiste em se submeter a ferramenta a um campo magnético alternado intenso que desoriente os imãs elementares.Para este temos inicialmente o circuito da figura 1 em que a bobina é o enrolamento primário de um transformador comum de alimentação (qualquer secundário) sem núcleo.




Figura 1 – Usando um transformador comum sem núcleo como desmagnetizador.



Apertando S1 por um instante e enfiando a ferramenta no núcleo do primário temos a desmagnetização (veja que no circuito de magnetização é usado um diodo para se obter corrente contínua). Outra possibilidade consiste em se usar a pistola de soldar. Basta então colocar a ferramenta magnetizada na forma indicada pela figura 2 e apertar o gatilho.

Figura 2 – Usando uma pistola de soldar como desmagnetizador.



O campo produzido pela intensa corrente que aquece a ponta é suficiente para desorientar os imãs elementares responsáveis pelo magnetismo da ferramenta.