A partir de que idade se recomenda deixar uma criança usar um celular? Esta questão controversa tem sido alvo de estudos já um bom tempo, tendo a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrrics) emitido alguns documentos, que também tem sido causa de muitas controvérsias. Qual será mesmo a melhor idade para deixar seu filho usar um celular? Veja mais neste artigo.
Segundo estudos anteriores, não ser recomendava o uso de celulares por crianças menor de 2 anos.
No entanto, estudos posteriores revelaram que, usando aplicativos apropriados, as crianças de 2 anos e mesmo mais jovens, até 18 meses podem ser beneficiar do uso do celulares com o desenvolvimento principalmente de entendimento da palavra e reconhecimento de imagens.
O estudo feito por pediatras da AAP mostraram que o uso de celulares por curtos intervalos de tempo com aplicativos como o Skype para conversar com pessoas da família mostraram-se úteis para o entendimento daquilo que as crianças estão vendo e não ensinando-as a navegar.
As mesma forma, para crianças entre 2 e 5 anos os estudos mostraram não ser conveniente deixar que elas usem o celular por mais de uma hora por dia, e para maiores, sempre com moderação.
Como vemos, com o aumento de recursos de interatividade que os celulares vão incluindo e a criação de aplicativos mais inteligentes, cada vez mais podemos usá-los com crianças mais jovens.
Talvez seja em breve criada uma “lei de Moore” para celulares e crianças que nos leve ao dia em que os bebes já nascerão com um celular (apropriado) na mão...