Este circuito gera um número entre 0 e 15 em forma binária. Os números aparecerão com valores entre 0000 e 1111, dados pela combinação de quatro LEDs conforme tabela dada no artigo.

 

Nota: este artigo foi originalmente escrito para meu livro Electronic Projects from the Next Dimension (2009). Veja em PN00 nota sobre o assunto de que ele trata. Projetos semelhantes podem ser encontrados no site. Digite magnético na busca para encontrar artigos.

 

Os números são dados por quatro LEDs, cada um dos quais pode representar 0 (desligado) e 1 (ligado). Eles podem ser ativados ou desativados em qualquer combinação, conforme mostrado na tabela. Quando você pressiona S, os LEDs piscarão para produzir combinações aleatórias. Ao soltar S, os LEDs permanecerão em uma das combinações correspondentes ao número gerado. Ao contrário do projeto anterior, este circuito não possui um circuito de "inércia" que cause um atraso na chegada ao número gerado.

O circuito é alimentado por células AA.

 

Experimentos

O sujeito deve adivinhar qual número será gerado. Conforme sugerido no projeto anterior, existem várias maneiras de melhorar os testes. Os LEDs podem ser

 


 

 

 

Detector de UFOS ou OVNI

O circuito é sensível o suficiente para ser acionado por algumas mudanças naturais do campo magnético (por exemplo, relâmpagos durante uma tempestade ou mesmo quando um dispositivo elétrico próximo é ligado). No entanto, quando usado em estudos de campo, distante de qualquer fonte de interferência e em um dia claro (ou noite), um evento desencadeante pode ser um forte sinal de que um OVNI está próximo.

 

Experimentos

- Este dispositivo é útil não apenas para experimentos de detecção de OVNIs. Em experimentos de ESP, o circuito pode detectar se qualquer mudança no campo magnético ambiente é produzida quando um sujeito está em um estado de transe ao experimentar ESP.

- Um sujeito pode tentar controlar ou alterar o campo magnético ambiente usando poderes mentais em experimentos de PK.

- Como nos experimentos de PES, o sujeito pode tentar controlar o campo magnético ambiente em experimentos de meditação transcendental ou para biofeedback.

 

Como funciona

Qualquer mudança no campo magnético ambiente produz uma pequena tensão nos terminais da bobina. Esta tensão é aplicada às entradas de um amplificador operacional (IC1). O ganho de tensão deste amplificador é determinado pela rede de feedback formada por P1. Quanto maior for a resistência deste componente, maior será o ganho de tensão do circuito. A voltagem amplificada é então aplicada à base de Q1, que forma um segundo estágio de amplificação.

Quando este transistor está saturado com um sinal vindo do estágio anterior, a entrada de disparo de um CI 555 temporizador, conectado como um multivibrador monoestável, vai para o nível lógico baixo. Neste momento, o monoestável dispara, com sua saída indo para o nível lógico alto.

A saída permanecerá no nível lógico alto mesmo quando as alterações do campo magnético detectadas desaparecerem. O intervalo de tempo durante o qual a saída permanece alta depende de R5 e C2. O próximo estágio, acionado pelo multivibrador monoestável, é um oscilador de áudio de dois transistores. Este oscilador aciona um alto-falante e sua frequência é determinada por R6 e C3. A energia vem de quatro células AA (6 V) e o consumo de corrente é muito baixo, prolongando a vida útil da bateria.

 

Montagem

A Figura 1 mostra um diagrama do detector de OVNIs. Os componentes são colocados em uma pequena placa de circuito impresso, conforme mostrado na Fig. 2.

A bobina é o componente crítico neste projeto. A sensibilidade depende do número de voltas da bobina. Quanto maior o número de voltas, mais sensível é o dispositivo.

 

Detector de UFO
Detector de UFO | Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Placa de circuito impresso
Placa de circuito impresso

 

 

O leitor tem duas possibilidades de obter este componente. Uma é enrolar 5.000 ou mais voltas de qualquer fio entre 30 e 34 AWG em uma haste de ferrite (qualquer tamanho que possa aceitar esse número de voltas). A outra é usar o enrolamento primário de qualquer transformador com um transformador de alta tensão ou alta impedância. O enrolamento primário de um transformador 3 Vca x 6 V (50 a 250 mA) pode ser usado como bobina de captação. Basta retirar o núcleo, deixando apenas a forma com o arame, conforme mostrado na Figura abaixo.

Uma haste de ferrite é então colocada no núcleo (você pode colá-la ou segurá-la no lugar usando papel ou uma esponja de plástico para preencher o espaço vazio). Podem ser usados hastes de ferrite com diâmetros entre 0,8 e 1,2 cm e comprimentos na faixa de 10 a 20 cm.

O circuito pode ser instalado em uma pequena caixa de plástico ou madeira. As dimensões da caixa dependem basicamente do tamanho do alto-falante e do porta-cubeta.

Se a haste de ferrite for muito longa para caber dentro da caixa, certifique-se de que ambas as extremidades se estendam para fora da caixa.

No painel frontal, temos dois controles: o botão liga / desliga e o controle de sensibilidade. Ao montar o circuito, observe a posição dos componentes polarizados, como os transistores e os capacitores eletrolíticos.

 

 

Detalhe de Xl.
Detalhe de Xl.

 

 

Testando e Usando o Circuito

Coloque as células no suporte da célula e ligue a fonte de alimentação (feche S1). Abra P1 para colocar a unidade na condição de ganho superior.

Passe rapidamente um pequeno ímã próximo ao núcleo de ferrite. O circuito será acionado, produzindo um tom por alguns segundos.

Você pode alterar o tom ajustando C1 ou R6. A duração do tom é determinada por R5. Valores entre 22 kΩ (para tons curtos) e 470 kΩ podem ser testados.

Em uso, coloque o dispositivo em qualquer local adequado (ou seja, a uma distância de linhas de energia CA ou dispositivos que podem acioná-lo, como carros, linhas telefônicas, etc.) e ligue-o. A produção de qualquer tom indica a presença de alteração do campo magnético naquele local.

Nota: o circuito tende a ser acionado por descargas elétricas atmosféricas, como relâmpagos de uma tempestade que se aproxima.

 

Sugestões

- Você pode aumentar a sensibilidade da unidade adicionando um resistor 10 MS2 em série com P1.

- Mudanças rápidas no campo magnético podem se tornar indetectáveis ΩΩse um capacitor com valores na faixa entre 1 e 10 µF for colocado entre a base de Q1 e a linha de alimentação de 0 V.

- O tom produzido pelo oscilador pode ser ajustado substituindo C3 por um de valor diferente, entre 0,01 e 0,1 µF.

- Um controle de tom para o sinal pode ser adicionado. Substitua R6 por um resistor de 10 kΩ e adicione um trimpot de 100.000 Ω em série com este componente.

- Um fotodiodo pode substituir a bobina. Nesta configuração, o circuito detectará pequenas mudanças na intensidade da luz ou flashes de luz em um ambiente.

 

Semicondutores

IC1 CA3140 Amplificador operacional, circuito integrado

IC2 555 temporizador, circuito integrado

Q1, Q2 BC548 ou transistor de silício NPN de uso geral equivalente

Q3 BC558 ou transistor de silício PNP de uso geral equivalente

 

Resistores

R1, R5 100 kΩ-2, 1/8 W, 5% - marrom, amarelo preto

R2 4, 7 kΩ, 1/8 W, 5% - amarelo, violeta, vermelho

R3 10 kΩ, 1/8 W, 5% - marrom, preto, laranja

R4, R6 47 kΩ, 1/8 W, 5% - amarelo, violeta, laranja

R7 1 kΩ, 1/8 W, 5% - marrom, preto, vermelho

 

Capacitores

C1 0,47 µF, filme de cerâmica ou metal

C2 2,2 µF / 16 WVDC, eletrolítico

C3 0,047 µF, filme de cerâmica ou metal

C4 100 µF / 12 WVDC, eletrolítico

 

Diversos

L1 Bobina de captação (ver texto)

P1 4.700 kΩ Potenciômetro

SPKR 5 cm x 4/8 Q Alto-falante

S1 SPST, toggle ou slide switch

B1 6 V, quatro células AA

Placa de circuito impresso, caixa de plástico ou madeira, porta-célula, botão para P1, fios, solda, etc.