O circuito que apresentamos é o de um gerador de ultrassons de boa potência, pois usa uma etapa de saída transistorizada com transistores complementares. Esse circuito, mostrado na figura pode ser alimentado com tensões de 6 a 12 V.
Transistores equivalentes podem ser usados como os pares TIP31/32 e mesmo outros.
Os transistores de saída devem ser dotados de radiadores de calor e a fonte deve fornecer uma corrente de pelo menos 1 A para tensões acima de 9 V. Para tensões menores, uma fonte de 500 mA serve.
O ajuste da frequência é feito em P1. Gira-se P1 até que o som inicialmente audível, vá se tornando agudo até desaparecer.
Com um frequencímetro pode-se determinar com exatidão a frequência do sinal que está sendo gerado.
O transdutor usado é um tweeter piezoelétrico comum, que tem um rendimento razoável em frequências até uns 25 kHz.
Uma aplicação possível para este circuito é como espantalho eletrônico já que muitos animais são perturbados pela emissão contínua de ultrassons.
Outra aplicação é como condicionador de animais (cães podem ouvir ultrassons), utilizando-se pilhas e para S1 um interruptor de pressão.
Pressionando-se S1 ao mesmo tempo em que se dá algum tipo de recompensa ao animal, ele passará a atender ao chamado do “som inaudível” emitido pelo circuito.
Lista de Material
CI-1 – 4093 – Circuito integrado CMOS
Q1 – BD135 – transistor NPN de uso geral
Q2 – BD136 – transistor PNP de uso geral
P1 – 47 k ohms – trimpot
R1 – 10 k ohms x 1/8 W – resistor – marrom, preto, laranja
R2 – 2,2 k ohms x 1/8 W – resistor – vermelho, vermelho, vermelho
C1 – 1,2 nF – capacitor cerâmico ou poliéster
C2 , C3 – 100 uF x 16 V – capacitores eletrolíticos
S1 – Interruptor simples
X1 – 8 ohms – tweeter piezoelétrico
Diversos:
Placa de circuito impresso, caixa para montagem, fonte de alimentação, fios, solda, etc.