O circuito apresentado consiste numa configuração de amplificador operacional inversor com ganho 10. O amplificador tomado como referência é o 741 mas o circuito serve para qualquer outro tipo, apenas devendo ser observada a alimentação apropriada. O ganho é determinado pela relação entre R2 e R3 e a impedância de entrada dada por R1. A fonte de alimentação é simétrica e os capacitores de entrada e saída influem no limite inferior da freqüência do sinal. Estes componentes podem ser alterados conforme a aplicação. Na figura 1 temos o circuito completo sugerido.

 

Figura 1 – Amplificador operacional inversor com ganho 10.
Figura 1 – Amplificador operacional inversor com ganho 10.

 

Na simulação utilizamos o Bode Plotter do Multisim para levantar a curva de resposta do circuito. Conforme podemos ver pela figura 2, o ganho cai nas baixas freqüências dada a influência dos capacitores (o leitor pode alterar estes componentes) e depois, no limite superior da resposta, em torno de 100 kHz, o ganho cai novamente dada as próprias características do amplificador operacional utilizado. Outros operacionais podem ser utilizados para estender esta faixa em que a resposta é linear.

 

 

  Figura 2 – Simulação feita com o Bode Plotter para levantar a curva de resposta.
Figura 2 – Simulação feita com o Bode Plotter para levantar a curva de resposta.

 

Veja que nesta simulação tanto a escala vertical (ganho) como horizontal (freqüência) do Plotter de Bode são logarítmicas e que o limite inferior da intensidade é -100 dB. Estes ajustes podem ser modificados conforme o leitor deseje na simulação.

Lembramos que este circuito possui baixa impedância de saída e que existem entradas de compensação nos pinos 1 e 5 que podem ser utilizadas para melhorar a resposta de freqüência do circuito. A seguir a netlist e a simulação no MultiSIM BLUE.

 

 

Para fazer o download dos arquivos de simulação e Netlist - clique aqui (msb0015.zip)