Vi um circuito sequencial em que o terra dos circuitos TTL de disparo de baixa tensão são comuns ao terra do circuito de alta tensão na rede de energia. Isso não causa a queima dos circuitos TTL pela presença de alta tensão?

 

Muitos leitores não entendem como ligando um ponto comum ao circuito de alta tensão e de baixa tensão como, por exemplo, neste projeto para o acionamento de Triacs e SCRs, não se provoca a queima dos delicados componentes TTL e transistores.    O que ocorre pode ser facilmente entendido pela figura A.

 

Uma corrente só pode circular se houver um percurso completo para ela, ou seja, um fio de ida e outro de volta.    Assim, conforme mostra a figura A, para a baixa tensão temos um circuito completo de ida e volta provocando o disparo do SCR ou Triac. Por outro lado, a corrente conduzida pelo SCR ou Triac também tem seu percurso completo. No entanto, se a corrente do circuito de alta tensão "tentar" entrar no ponto comum do circuito de baixa tensão, ela não encontra percurso, ou seja, há apenas um caminho, sem retorno.

Isso significa que ela não circular. Em outras palavras, a corrente do circuito de baixa tensão não passa para o de alta e vice-versa, porque só existe um ponto comum aos dois circuitos.  Veja, entretanto que, se por algum problema o transformador usado na alimentação do circuito de baixa tensão não tiver um isolamento perfeito, a corrente pode passar para a rede e assim haverá percurso para a alta tensão. O resultado pode ser desastroso com a queima total dos componentes.   É por este motivo, que em circuitos deste tipo, de modo algum podem ser usadas fontes sem transformador. O transformador é o elemento de isolamento que permite esta modalidade de funcionamento de maneira segura.