Este artigo é de 1977, quando os intervaladores de limpadores de para-brisas eram acessórios de luxo dos carros. Hoje, eles são comuns, mas se o leitor tem um carro antigo que não tem este recurso pode montar este projeto. Na época em que publicamos o projeto foi um sucesso.
Durante uma chuvinha leve que não chega a exigir o funcionamento contínuo do limpador de para-brisas, nada mais desagradável, do que ficar ligando o desligando-o tão logo a visibilidade comece a ficar prejudicada.
A utilização de um intervalador torna-se bastante cômoda nestes casos, e neste artigo damos elementos para que o leitor monte o seu próprio “intervalador para limpador de para-brisas" utilizando pouco material de fácil obtenção.
Nas chuvas leves, a utilização continua do limpador, quando a quantidade de água não é suficiente para molhar o vidro, pode significar uma ”operação a seco" responsável por arranhões no vidro.
Por outro lado, se mantivermos o limpador desligado, em pouco tempo a visibilidade torna-se difícil e somos obrigados a acionar o limpador de modo que ele execute um ciclo completo e devolva a visibilidade completa.
Alguns carros possuem, já como equipamento de fábrica, os intervaladores que são dispositivos que fazem com que o limpador seja acionado automaticamente em intervalos regulares que podem ser ajustados entre 1 e 20 segundos, por exemplo, executando um ciclo completo que devolve a visibilidade completa ao motorista durante as chuvinhas leves.
Neste artigo descrevemos a montagem de um intervalador que permite a obtenção de intervalos entre 1 e 20 segundos, executando em cada acionamento um ciclo .
Como o número de componentes é reduzido, sua montagem pode ser feita mesmo por aqueles que pouca experiência tenham em eletrônica, bastando para isso que possuam um bom soldador e leiam com atenção as instruções que daremos.
COMO FUNCIONA
São utilizados dois componentes básicos na obtenção dos efeitos que caracterizam este aparelho: um SCR (diodo controlado de silício) e um TUJ (transistor unijunção).
O transistor unijunção atua como um gerador de pulsos em intervalos regulares, determinando os momentos de disparo do SCR e portanto os momentos em que o limpador deva ser acionado.
O TUJ é disparado por meio de uma tensão em seu emissor, que é obtida por meio do capacitor C1 e dos resistores R1 (ajustável) e R2.
Quando o aparelho é ligado, o capacitor C1 se carrega lentamente através dos completo de limpeza do vidro. resistores até que a tensão em seus extremos atinja o valor necessário ao disparo do TUJ. Neste momento, o capacitor se descarrega rápida mente através do transistor unijunção produzindo um pulso de disparo que é aplicado ao SCR.
Uma vez descarregado o capacitor, o transistor unijunção volta à sua situação inicial de não condução e o ciclo de carga do capacitor recomeça.
Depois de decorrido o mesmo intervalo de tempo um novo pulso é produzido. O intervalo entre os pulsos depende de dois fatores: do valor do capacitor C1 e do valor da resistência oferecida por R1 e R2.
Neste circuito o capacitor tem valor fixo mas a resistência pode ser alterada porque R1 é variável, de modo que podemos fazer com que a frequência de produção dos pulsos seja alterada (figura 1).
O SCR funciona como um interruptor de alta corrente que pode ser acionado pelos pulsos produzidos pelo TUJ. Esse SCR é ligado em série com o motor do limpador de para-brisas de modo a poder controlá-lo totalmente.
A ligação desse SCR é feita de tal maneira que no final de cada ciclo, o desligamento automático do motor já existente neste dispositivo também desligue o SCR e apenas um ciclo seja executado de cada vez.
A chave do painel que controla o limpador continua atuante de modo que este pode ser acionado normalmente quando o intervalador estiver fora de uso.
COMPONENTES E MONTAGEM
Importante na montagem deste intervalador é a utilização de ferramentas apropriadas. Deve ser usado um soldador de pequena potência e o leitor deve possuir os necessários recursos para sua instalação no veiculo.
Para esta finalidade sugerimos a montagem do intervalador numa caixa de metal ou plástico que pode ser fixada sob o painel do veiculo. (figura 2).
Com relação aos dois componentes básicos, o SCR e o TUJ o leitor deve prestar bastante atenção à sua posição de ligação, pois uma inversão acidental poderá causar sua queima.
Para esta finalidade, deve-se orientar pela figura 3, onde os terminais desses componentes são identificados.
O SCR é de um tipo para corrente de 3A x 50 V. Se o leitor tiver dificuldades em conseguir o tipo recomendado poderá experimentar um equivalente de mesmas características.
Cornos corrente exigida pelo limpador é relativamente elevada, o SCR :deve ser montado num dissipador de calor que pode consistir numa placa de alumínio de uns 41 x 5 cm e que deve ficar isolada do chassi ou caixa em que o aparelho for montado.
O diagrama completo do aparelho é dado na figura 4 e a sua montagem numa ponte de terminais é mostrada na figura 5.
Para o caso de montagem em ponte de terminais que é a recomenda para os principiantes que não dominem a técnica de elaboração de placas de circuito impresso, deve-se tomar o máximo cuidado com a instalação na caixa, que de preferência deve ser de material isolante, de modo que nenhum ponto da conexão venha entrar em curto com o chassi do veículo, o que poderia causar dano ao aparelho.
Completada a montagem e conferi- das as ligações, proceda à, instalação no veículo conforme mostra a figura 6.
O circuito é feito para veículos que possuam o negativo da bateria ligado ao chassi, mas, mediante alterações também pode ser usado em veículos com positivo ao chassi
Observamos também que este intervalador funciona satisfatoriamente, tanto em veiculo de 6 como de 12 V.
SCR - 2N4441 – 8 A - 50V
TUJ - 2N2646 (transistor unijunção)
R1 - 100 k - potenciômetro com interruptor
R2 - 4,7 k x 1/4 W - resistor
R3 – 100 ohms x ¼ W - resistor
C1 – 50 uF x 16V - capacitor eletrolítico
C2 - 4,7uF x 16 V - capacitor eletrolítico
Dl, DZ - 4A x 50 V (diodo de silício)
Diversos: ponte de terminais, fios, solda, caixa para montagem, botão plástico para o potenciômetro, porcas, parafusos, dissipador para o SCR, etc.