Este circuito acende automaticamente as lanternas quando escurece, desde de que a chave de ignição esteja acionada.
O ajuste do ponto em que as lanternas são acesas é feito num trimpot, e o sensor é um LDR.
Um capacitor de alto valor no circuito sensor impede que ocorre o acionamento errático pela passagem em sombras ou por escurecimentos muito rápidos.
Como são usados circuitos CMOS, o consumo da unidade é extremamente baixo na condição de espera (sem as lanternas acionadas).
A instalação no veículo é simples e só existe um ajuste a ser feito.
Montagem
Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.
A disposição dos componentes numa placa de circuito impresso é mostrada na figura 2.
O circuito integrado deve ter soquete, e o transistor de potência deve ter um radiador de calor.
O LDR usado como sensor pode ser de qualquer tipo redondo comum, pequeno ou grande. Este componente deve ficar em local que receba a luz de fora, por exemplo apontado para cima.
Veja que, na cidade, quando passamos por locais iluminados por luz artificial, o sistema não é válido, mas neste caso o acendimento deve ser feito na chave do painel, que não perde sua finalidade.
Conforme o usuário vai perceber, este sistema é útil em viagens, onde o acendimento ocorre ao escurecer de modo automático, sem a interferência do condutor.
Na cidade, isso também ocorre, mas somente ao passar por um local escuro, com uma estrada sem iluminação.
O FET de potência Q1 pode ser substituído por equivalentes que tenham correntes de dreno superiores a 6 A.
Prova e Uso
Para uma prova de bancada podemos usar uma fonte de 12 V e lâmpadas de 12 V comuns.
Ajustando P1 e passando a mão diante do LDR, de modo a fazer sombra, devemos ter o acendimento da lâmpada.
Comprovado o funcionamento, faça a instalação do sistema conforme o diagrama e ajuste P1 para o acionamento com a iluminação desejada.
Para usar, lembre-se que ao dar a partida devemos desligar S1.
Isso evita que ao ser acionada a chave de contato num local escuro as lanternas também sejam acesas, o que, com o motor de partida, forçaria a bateria.
Somente depois de dar a partida é que o usuário deve ligar o sistema.
Urna possibilidade interessante de retardo, que elimina a necessidade de S1, é ligar em série com a alimentação do integrado CMOS um resistor de 10 k ohms e aumentar C1 para 4 700 uF.
Isso significa que se estabelecermos a alimentação demorará um certo tempo para que o sistema entre em funcionamento, possibilitando assim a partida sem as lanternas estarem acesas
Semicondutores:
Cl1 - 4049 - circuito integrado CMOS
Q1 - lRF630 - FET de potência ou equivalente
Resistores (1/8 W, 5%):
R1 - 10 k ohms
R2 - 1 M ohms
LDR - LDR redondo comum
P1 - trimpot de 1 M ohms
Capacitores eletrolíticos de 16 V:
C1 - 1000 uF
C2 – 100 uF
Diversos:
F1 - Fusível de 5 A
S1 - Interruptor simples
Placa de circuito impresso, soquete para o integrado, caixa para montagem, radiador de calor para Q1, fios, solda etc.
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