Os indutores são os componentes básicos dos conversores de tensão chaveados utilizados para alimentar LED. Na verdade, é a qualidade e as capacidades dos componentes indutivos que determinam onde as fontes por semicondutores se tornarão mais utilizadas.

A empresa Eaton é conhecida sobretudo como fornecedor de dispositivos e elementos industriais, mas a sua ampla linha de produtos inclui também uma grande seleção de componentes eletrônicos especializados com parâmetros notáveis. A seguir, apresentamos-lhe um desses produtos: os indutores de potência destinados à montagem de circuitos eletrônicos para a indústria automotiva. Estes componentes pertencem às séries DRA, DRAQ e HCM1A e foram projetados como solução para resolver um requisito específico e de enorme importância.

 

FONTE DE ALIMENTAÇÃO PARA ILUMINAÇÃO LED EM VEÍCULOS

Os LEDs mudaram irreversivelmente a indústria da iluminação, principalmente em casas e escritórios. Contudo, devido às suas características, revelaram-se difíceis de implementar na indústria automotiva. O obstáculo era a eficiência dos excitadores, uma vez que os conversores LDO (Low Drop Out) típicos não são capazes de fornecer energia suficiente para alimentar os faróis médios, máximos ou luzes de freio, que devem ter uma intensidade elevada para garantir a visibilidade mesmo num dia de sol.

A utilização de LEDs permite criar uma iluminação com design elegante.
A utilização de LEDs permite criar uma iluminação com design elegante.

 

Os custos dos circuitos de alimentação, que se caracterizariam não só por uma eficiência de corrente adequada, mas também por uma resistência a vibrações, impactos e temperaturas elevadas (frequentemente superiores a 120°C), fizeram com que os LED fossem utilizados principalmente em interiores ou em automóveis mais caros. No segmento de consumo, são utilizadas principalmente lâmpadas de halogéneo ou de xenônio, cuja principal desvantagem é a presença de elementos frágeis, como filamentos ou elétrodos, com um tempo de vida reduzido (em comparação com as estruturas de semicondutores).

 

Indutores da marca Eaton

 

Indutores da serie DRA fabricados em tecnologia SMD.
Indutores da serie DRA fabricados em tecnologia SMD.

 

 

É aqui que as soluções da marca Eaton apresentadas são bem-vindas. Estes indutores dispõem de certificação AEC-Q200, o que significa que foram testados e aprovados para utilização em circuitos eletrônicos de veículos rodoviários. A sua tolerância térmica varia de -40°C a 165°C (155°C para a série HCM1A), pelo que podem funcionar, por exemplo, dentro do compartimento do motor. Foram especificamente desenvolvidos para a construção de conversores "boost" e "buck" para a indústria automotiva, não só no campo da iluminação, mas também para circuitos de ar condicionado e de aquecimento, para o controlo da iluminação interior e em controladores de motores elétricos. com uma potência relativamente alta (posicionamento dos bancos, subida/descida dos vidros, etc.). São componentes SMD (montagem em superfície) de pequenas dimensões e disponíveis numa ampla gama de indutâncias. Pertencem a três séries: DRA, DRAQ e HCM1A.

 

 

Série DRA

Esta é a série mais completa de indutores para automóveis da Eaton na linha de oferta da TME. Os componentes deste grupo caracterizam-se principalmente por uma elevada densidade de potência e eficiência. Estão disponíveis em duas dimensões de base 7,6x7,6 mm ou 12,5x12,5 mm (alturas de 3,55 mm a 8 mm, consoante o modelo). Esta linha inclui elementos com indutância de 290nH a 1001μH, capazes de correntes de funcionamento até 15,9A (corrente de saturação até 18,4A). Dispõem também de uma proteção EMI otimizada graças à blindagem magnética.

 

 

Série DRAQ

Os elementos DRAQ estão equipados com bobinagem dupla, pelo que podem operar como transformador/separador (1:1), e também funcionar como dois componentes indutivos conectados em série ou em paralelo para obter uma gama de tensão ou corrente mais ampla (isolamento entre enrolamentos a 200 VAC). Como no caso dos modelos DRA, as saídas do indutor oferecem uma excelente proteção contra vibrações, garantindo que o elemento está permanentemente fixado mesmo em condições adversas. Outra das características partilhadas por todos os produtos da Eaton aqui apresentados é a baixa sensibilidade à humidade (MSL:1). A indutância das bobinas DRAQ disponíveis na TME vai desde 4.48 µH a 217 µH.

 

 

Série HCM1A

Neste grupo encontram-se os menores componentes dos que foram apresentados (incluindo 4,4x4,2x1,8 mm). Podem funcionar a frequências até 1MHz. Isto possibilita a sua utilização em circuitos de comunicação via rádio. Estão em conformidade com os parâmetros dos produtos acima citados. Os produtos distinguem-se por uma tolerância térmica ligeiramente inferior (de -55 °C a 155 °C), mas a sua vantagem mais importante é uma maior corrente máxima de funcionamento (de 1,3 A a 52 A) e corrente de saturação (até 100 A), o que amplia ainda mais a variedade de possíveis aplicações.