Era a época dos videogames com a chegada dos importados nas principais lojas e também dos nacionais, como o projeto do TV Jogo Eletron que havíamos publicado anteriormente (veja o artigo). Chegou a vez de mais um, e dentro dos recursos tecnológicos da época, bem menores do que temos hoje, publicamos o TV Jogo Fórmula 1, também disponibilizado em kit.

 


 

 

A Revista foi a Saber Eletrônica 97 de outubro de 1980, e mais uma vez partiu-se um circuito integrado completo que continha todas as funções. Era o AY3 – 8603-1 da GI (General Instruments).

Um circuito da mesma série que havia sido utilizado o TV Jogo Elétron (Veja o artigo AM051 em que falamos dele).

A imagem gerada era simples: duas pistas em que corriam diversos carros. Cada um dos dois competidores deveria dirigir seus carros usando um joystick com um potenciômetro evitando a batida com outros carros que apareciam na pista. A cada impacto havia a contagem de um ponto negativo.

 


 

 

 

A tela do artigo original que pode ser acessado em TV Jogo Fórmula I (ART2614). Veja o vídeo abaixo também.

A montagem era relativamente simples, pois no kit, para evitar surpresas o circuito integrado já ia soldado, mas mesmo assim ocorriam problemas.

 

Figura 2 – A placa de circuito impresso
Figura 2 – A placa de circuito impresso | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Por ser um projeto muito atraente e acessível, muitas crianças conveniam os pais a comprar e montar e os pais não eram do ramo. Para muitos deles era a primeira montagem e com isso soldar imperfeitas, componentes invertidos ou com os valores trocados eram comuns.

Aparecia com frequência um outro cliente que tendo comprado o kit não tinha conseguido fazê-lo funcionar.

Trabalho para os técnicos da empresa que em certos casos os problemas eram tais que toda a montagem tinha sido comprometida, inclusive com a queima de CI. Não havia outra alternativa a não ser substituir a placa.

Mas, mesmo com dificuldades o TV Jogo Fórmula 1 fez muito sucesso.

Para mim não tive tantas dificuldades, pois apenas escrevi o artigo. O projeto já vinha pronto no datasheet do componente básico e eu apenas tive de analisar seu funcionamento o kit, explicando o seu funcionamento e dando muitas dicas sobre a montagem.