O artigo de que lembramos aos nossos leitores foi escrito e publicado na revista Eletrônica Total 7 de 1989. O artigo descreve a montagem de um interessante mata-baratas (e outros insetos) usando alta tensão.

 


 

 A ideia é simples, gerar pulsos de alta tensão que são aplicadas num eletrodo com trilhas próximas. Desta forma, quando o inseto caminhar sobre ele, haverá o momento em que ele toca duas trilhas simultaneamente e é fulminado. Na figura 1 mostramos o eletrodo feito numa plaquinha de circuito impresso, mas existem outras soluções que são indicadas no artigo original.

 

Figura 1 – O eletrodo
Figura 1 – O eletrodo | Clique na imagem para ampliar |

 

O circuito se caracteriza por trabalhar no modo pulsante (descarga capacitiva) de modo que o consumo de energia é muito baixo, da ordem de fração de watt, não pesando na conta.

Na figura 2 mostramos o diagrama do artigo que pode ser acessado em Mata Baratas (MA063). O vídeo está logo abaixo. Na descrição do vídeo podem ser encontrados links para artigos semelhantes no site do autor.

 

Figura 2 – Diagrama
Figura 2 – Diagrama | Clique na imagem para ampliar |

 

Nesse circuito o capacitor C1 carrega-se com alta tensão sendo descarregado quando R2 e C2 produzem um pulso de disparo para o SCR.

A intensidade do pulso depende de C1 e o pequeno transformador usado é um transformador de alimentação de 100 a 200 mA de secundário.

O circuito é descrito com a montagem em ponte e pode ser montado facilmente ainda em nossos dias. Foi um projeto interessante que fez sucesso tendo sido também aproveitado como armadilha para ratos.

Uma outra possibilidade de uso aproveitada por alguns leitores é como eletrificador para cercas.