Módulos de relógios são populares, sendo que diversos tipos estão disponíveis no mercado, como os MA1023 e MA1022 que já abordamos em artigos anteriores desta mesma Revista. Reunindo todos os componentes necessários ã montagem de um bom relógio, estes módulos precisam mais do que uma fonte de alimentação, os circuitos externos de alarme (se desejados) e os botões de acerto e controle. Neste artigo focalizamos um módulo que pode ser encontrado em diversas versões, o MA1002.
Os módulos de relógios digitais da série MA só podem resultar em projetos interessantes, quando encontrados a custo convidativo em saldo de lojas de componentes, como também precisam ser conhecidos quando se trata de reparação.
Em muitos circuitos comerciais de rádios-relógios encontramos estes módulos que, se em bom estado, também podem ser aproveitados em novos projetos.
O módulo MA1002 pode ser encontrado em 8 versões, cujas características são dadas na tabela.
Na figura 1 temos o circuito aplicativo básico para este módulo, em que se nota a necessidade de um transformador com dois enrolamentos.
O enrolamento primário do transformador deve ser acordo com a rede local e o secundário número 1 deve ser de 16 V x 23 mA e o 2 deve ser de 5,2 V x 250 mA.
O transdutor para o alarme é um pequeno alto-falante ou cápsula magnética de 500 ohms de impedância.
Os módulos possuem quatro dígitos, com dois pontos decimais entre as horas e minutos que piscam na frequência de 1Hz (figura 2).
Um ponto luminoso à esquerda na parte superior indica as horas, AM ou PM (antes ou depois do meio dia), para as versões de 12 horas.
Nos relógios de 24 horas, os dois pontos luminosos entre horas podemos controlar o brilho dos segmentos.
O brilho máximo é obtido quando a ligação deste terminal é direta ao Vdd (tensão do pino 3).
Para uma regulagem progressiva, pode-se ligar um trimpot ou potenciômetro de 47k neste ponto do circuito, com ação externa.
Outra possibilidade consiste na ligação de um LDR, caso em que teremos um controle automático para a luminosidade dos segmentos que se ajusta à quer ambiente.
Acerto
Temos dois terminais para acerto de horas e minutos, sendo um rápido e outro lento.
O acerto rápido opera numa frequência de 60 ou 50 Hz conforme a versão, enquanto que o acerto lento opera numa frequência de 1Hz.
Nestas entradas são ligados interruptores de pressão ou então pinos de contatos para que o acerto seja feito com o com tato com um objeto metálico, como, por exemplo, a ponta de uma caneta ou um alfinete, conforme mostra a figura 3.
No circuito da figura 4 temos o controle externo de um rádio, com um transistor que controla sua alimentação a partir do próprio relógio.
Para esta versão é utilizado um transformador diferente, em que o enrolamento de 5,2 V é ampliado de modo a fornecer a tensão que o circuito de rádio precisa para funcionar.
Na figura 5 temos uma sugestão de montagem deste relógio utilizando uma caixa plástica comum, projetada especialmente para esta finalidade.
Suas dimensões são 120 x 120 x 68 mm, porém uma caixa menor, para os que desejarem uma versão mais compacta, é a de 84 x 70 x 55 mm e é mostrada na mesma figura.
CONCLUSÃO
Sem dúvida a disponibilidade de um módulo deste tipo facilita bastante a montagem de rádios e relógios.
No entanto, a dificuldade maior pode ser transferida para a obtenção do transformador.
Se não houver a possibilidade de conseguir este transformador juntamente com o módulo, o montador deve pensar duas vezes, pois precisará mandar enrolá-lo em casa especializada por não se tratar de tipo comercial que pode ser encontrado pronto com facilidade.