Viajo no tempo com meu DeLorean com frequência como os que me acompanham sabem, principalmente através da minha Playlist no Youtube sobre Arqueologia. Tiro muitas informações ns revistas do Hugo Gernsback, talvez um dos maiores visionários do passado das publicações técnicas e tanto viajei para conversar com ele que ele não se surpreende mais quando chego.

Na verdade, ele fica contente em conversar com alguém do futuro como eu também ficaria se alguém do ano 2100 viesse sempre conversas comigo. Desta viajei para 1962 por um motivo muito especial. Com seu WhatsApp quântico que dei para ele num celular do futuro (para ele) ele me convidou para uma entrevista que faria com os principais cientistas da época, pedindo que ele dissesse como seria a eletrônica de 50 anos depois (2012) e o resultado foi muito interessante. É claro eu não me identifiquei, mas depois que ele publicou a entrevista na sua revista comentamos muito como alguns acertaram e outros erraram. O texto que reproduzo acabou saindo na revista Radio Electronics de outubro de 1962. – Tradução e Original em inglês

 

Foto quântica de meu encontro com Hugo Gernsback em 1962
Foto quântica de meu encontro com Hugo Gernsback em 1962 | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Venham e me acompanhem no meu DeLorean nessa viagem ao passado.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

ELETRÔNICA EM 2012 DC

 

A flor dos engenheiros eletrônicos prevê o futuro.

Quando o Instituto de Engenheiros de Rádio (IRE) celebrou o seu 50º aniversário na primavera passada, o editor do Proceedings of the IRE pediu aos bolsistas do IRE que deixassem a sua imaginação vaguear para daqui a 50 anos, até ao ano de 2012. Houve uma ampla resposta, que foi registada na edição do 50º aniversário. A seguir estão trechos dos prognósticos de vários engenheiros eletrônicos internacionalmente famosos: H.G (Hugo Gernsback)

Dr. Lloyd V. Berkner, presidente, Centro de Pesquisa de Pós-Graduação do Sudoeste, Dallas, Texas - O sistema básico de comunicação e navegação utiliza radiação coerente nas faixas de comprimento de onda de 1.800 a 30.000 angstroms, que se prestam à formação de feixes altamente focados com sistemas de radiação muito leves e em miniatura. Nosso transmissor principal com uma antena de 2 decímetros de diâmetro pode concentrar toda a radiação de 1 watt de potência de pico em uma área de 500 metros de diâmetro na Terra. Você participará da construção do novo sistema Jovian projetado para fornecer comunicação, navegação e controle, para a expedição pousar no satélite menor de Júpiter no próximo ano. Os planos de viagem entre a Terra e a Lua são inteiramente controlados por sistemas automáticos de dados que usam o computador de alta velocidade em tempo real do tipo que tenho aqui em mãos. Seu tempo de viagem até a Lua foi de 36 horas. . .

J. H. Dellinger, físico aposentado e engenheiro de rádio, ex-presidente do IRE Provavelmente seres inteligentes nos planetas de muitas estrelas estão enviando sinais com a ideia de entrar em contato com vida em outros mundos. Se sondarmos todo o espectro, poderemos aprender algo na Lua que não poderíamos fazer na Terra. . .

Dr. Frederick E. Terman, vice-presidente e reitor da Universidade de Stanford, Stanford, Califórnia: O treinamento básico para o cientista eletrônico de 2012 será um curso de 4 anos, como é hoje. A quantidade de conhecimento será, no entanto, aumentada num fator de pelo menos 50% através de sistemas de aprendizagem programados que se desenvolveram a partir das máquinas de ensino atuais. O resultado global será que em 2012 o destinatário típico de um diploma de bacharel terá coberto material que hoje exigiria pelo menos 3 anos de pós-graduação de trabalho sólido. . .

Harold A. Zahl, diretor de pesquisa, Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Sinais do Exército dos EUA, Fort Monmouth, N. J -. até as crianças não gostavam da educação na década de 1960. Uma pessoa daquela época ficaria surpresa ao ver na nossa terra crianças de 3 anos sentadas em frente às telas de televídeo aprendendo o idioma internacional e outros estudos básicos

Dorman D. Israel, vice-presidente executivo, Emerson Radio & Phonograph Corp., Jersey City, N. J. Em 2012, recém-nascidos podem ser operados e os mais recentes equipamentos submicroeletrônicos instalados no cérebro e em certos pontos críticos da coluna vertebral para que sejam quase certamente assegurados não apenas dos benefícios de plenos poderes de comunicação não radiofônicos, mas também há razões para acreditar que sua capacidade criativa científica será aprimorada...

Dr. W. D. Lewis, diretor executivo da Research Communications System Div., Bell Telephone Laboratories, Inc., Murray Hill, N. J.- Parece provável que a maior parte da comunicação escrita será transmitida eletricamente. O cidadão privado terá acesso elétrico a máquinas de todo o tipo, por exemplo, acesso a bibliotecas de referência e unidades centralizadas de processamento de dados à banca. É possível que uma combinação de gravação visual, ensino de técnicas de máquina e intervenção humana disponibilize a melhor educação em qualquer assunto, para quem quiser.

Henri Busignies, vice-presidente e diretor técnico geral, International Telephone & Telegraph Corp., Nova York, N. Y.- Nos links de transmissão muito densos para distâncias relativamente curtas (até alguns milhares de quilômetros) em terra, a transmissão por guia de ondas substituirá as microondas transmissão espacial e dará uma capacidade de largura de banda que disponibilizará milhares de canais de televisão; isto permitirá a transmissão de grandes quantidades de dados, de jornais e de material impresso e disponibilizará a visão telefónica a uma grande parte dos assinantes a um custo razoável. O transportador usado no guia de ondas será um feixe de luz coerente. Os jornais (ou melhor, seus equivalentes) serão feitos localmente e automaticamente a partir de um líquido. . .

Dr. Peter C. Goldmark, presidente dos Laboratórios CBS, Stamford, Connecticut:. . . Qualquer pessoa em 1962 com alguma imaginação deveria ter sido capaz de prever o nosso serviço de rádio dos cidadãos da Lua para a Terra, operando tão eficazmente na banda dos cidadãos milimétricos, mas não teria sido fácil prever o nosso tremendamente eficiente relógio de pulso de estado sólido de alta potência. transceptores e antenas de plasma Câmeras de TV de hoje (2012 DC), nossas unidades de câmera de estado sólido de 1 polegada de diâmetro e 2 polegadas de comprimento, combinando elementos sensíveis a multicolor, varredura e amplificação em uma série de camadas evaporadas estão muito à frente do que (foi) previsto.

Dr. Yasujiro Niwa, presidente, Faculdade de Engenharia Elétrica de Tóquio, Chiyodaku, Tóquio, Japão: Mais uma vez, o avanço da eletrônica resolveu este problema de forma decisiva: hoje, os principais idiomas do mundo podem ser traduzidos instantaneamente com a ajuda da eletrônica. Nossos telegramas são simultaneamente traduzidos e datilografados no idioma do destinatário, e em nosso telefone estrangeiro a fala também é convertida para o idioma compreendido pelo destinatário e vice-versa. Além disso, através da hiperminiaturização de peças e aparelhos electrónicos, o tamanho da máquina de tradução também é reduzido a tal ponto que pode ser facilmente utilizada em casa e transportada à mão . . .

Benjamin B. Bauer, vice-presidente de acústica e magnética, CBS Laboratories, Stamford, Connecticut- Terão sido desenvolvidos dispositivos para converter sons em impulsos nervosos para conexão direta com o cérebro; no entanto, exigirão uma operação de implantação delicada e não serão de uso geral. Essas "cócleas artificiais" substituirão em grande parte os dispositivos de auxílio para surdos como os conhecemos hoje em casos de danos ao ouvido interno. Para perda auditiva leve, aparelhos eletrônicos altamente refinados serão implantados no canal auditivo, ou ouvido médio, e proporcionarão uma vida inteira de operação com células atômicas inofensivas.

George D. Watkins: (membro do IRE) - Pode ser possível isolar, desenvolver e criar cepas de células vivas que executem funções lógicas simples. O papel do novo engenheiro bioeletrônico seria então sintetizar (crescer) a partir dessas unidades básicas organismos maiores que poderiam realizar operações extremamente complexas. Algumas das características desejáveis do circuito de células vivas seriam o aspecto de autocura, extrema miniaturização e eficiência. A fonte de alimentação única necessária (nutriente) também ofereceria algumas vantagens possíveis. Um circuito de células vivas pode ser implantado no corpo e viver de seus nutrientes sem necessidade adicional de fornecimento de energia.

V. K. Zworykin, vice-presidente honorário, Radio Corporation of America, RCA Laboratories, Princeton, N. J.: [Enquanto] o Sr. Jones se apresenta para seu exame de saúde anual [ele] insere seu cartão codificado do Seguro Social em uma ranhura para identificação do exame registro. Uma série de perguntas padronizadas sobre sua condição física são então exibidas em uma tela à sua frente e ele registra suas respostas por meio de botões sim ou não. Peso, temperatura, frequência respiratória, eletrocardiograma, reflexos e outros dados são registrados diretamente. Amostras de sangue, respiração e urina são inseridas em máquinas analíticas, que adicionam contagens de corpúsculos e dados químicos ao registro. O registro do exame é transmitido de forma codificada ao centro regional de armazenamento de prontuários eletrônicos de saúde, onde passa a fazer parte do prontuário permanente do Sr. Jones. . .

Marvin Camras, engenheiro sênior, Armor Research Foundation, Technology Center, Chicago, Illinois.- O dinheiro não é mais um meio de troca. Todas as compras passam a ser debitadas diretamente na conta bancária sempre que se apresenta o cartão de crédito magnético. Ao mesmo tempo, o saldo mais recente e um registro do que foi comprado são colocados no cartão para registro pessoal. Salários e rendimentos também são creditados continuamente.

Dr. Simon Ramo, vice-presidente do conselho, Thompson Ramo Wooldridge, Inc., Los Angeles, Califórnia- Todo advogado em atividade pode ter em seu escritório uma conexão eletrônica conveniente com um enorme repositório central nacional de todos os fatos, regras, procedimentos e precedentes de que necessita. O sistema examinará, selecionará, rejeitará e apresentará os resultados equivalentes de milhares de pesquisadores [jurídicos] treinados, cobrindo décadas de registros em todo o país, em uma fração de segundo.

 

 

Original em inglês:

ELECTRONICS IN 2012 AD

The Flower of Electronic Engineers Forecast the Future .

WHEN the Institute of Radio Engineers (IRE) celebrated its 50th anniversary last spring, the editor of the Proceedings of the IRE asked IRE Fellows to let their imaginations roam 50 years hence, to the year 2012. There was a wide response, which was recorded in the 50th anniversary issue. The following are excerpts from the prognostications of a number of internationally famous electronic engineers: -H.G.

Dr. Lloyd V. Berkner, president, Graduate Research Center of the Southwest, Dallas, Tex.: . . . The basic communication and navigation system utilizes coherent radiation in the wavelength ranges of 1,800 to 30,000 angstroms which lend themselves to formation of highly focused beams with very lightweight and miniature radiating systems. Our main transmitter with an antenna of 2 decimeters diameter can focus the entire radiation of 1 -watt peak power on an area 500 meters in diameter on earth You will take part in construction of the new Jovian system designed to provide communication, navigation and control, for the expedition to land on the minor satellite of Jupiter next year. Travel arrangements between earth and moon are entirely controlled by automatic data systems using the high -speed real -time computer of the type that I hold here in my hand.Your travel time to the moon was 36 hours . . .

Dr. J. H. Dellinger, retired physicist and radio engineer, former president of the IRE Probably intelligent beings on the planets of many stars are sending out signals with the idea of contacting life on other worlds. If we probe the entire spectrum, we might learn something on the moon that we could not do on earth . . .

Dr. Frederick E. Terman, vice president and provost of Stanford University, Stanford, Calif.:The basic training for the electronic scientist of 2012 will be a 4 -year course, as it is today. The amount of knowledge will, however, be increased by a factor of at least 50% through programmed learning systems growing out of today's teaching machines. The overall result will be that in 2012 the typical recipient of a Bachelor's degree will have covered material that would today require at least 3 postgraduate years of solid course work . . .

Dr. Harold A. Zahl, director of research, US Army Signal Research and Development Laboratory, Fort Monmouth, N. J -. even children disliked education in the 1960's. A person of that era would be amazed to see our land

3- year -olds sitting in front of their televideo screens learning the International Language and other basic studies

Dorman D. Israel, executive vice president, Emerson Radio & Phonograph Corp., Jersey City, N. J. Iin 2012 newborn infants can be operated upon and the latest submicroelectronic equipment installed in the brain and at certain critical points in the spinal column so that they are almost certainly assured not only of the benefits of full nonradio communicative powers but also there is reason to believe that their scientific creative ability will be enhanced...

.Dr. W. D. Lewis, executive director of Research Communications System Div., Bell Telephone Laboratories, Inc., Murray Hill, N. J.- It seems likely that most written communication will be transmitted electrically. The private citizen will have electrical access to machines of all kinds, for example, access to reference libraries and centralized data -processing units to banking. It is possible that a combination of visual recording, teaching machine techniques and human intervention will make available the best education in any subject, to anyone who wants it .

Dr. Henri Busignies, vice president and general technical director, International Telephone & Telegraph Corp., New York, N. Y.- On the very dense transmission links for relatively short distances (up to a few thousand miles) on land, waveguide transmission will replace microwave space transmission and will give a bandwidth capacity that will make available thousands of television channels; this will permit transmission of masses of data, of newspapers and printed material and will make available phone vision to a large section of the subscribers at a reasonable cost. The carrier used in the waveguide will be a coherent beam of light.. Newspapers (or rather their equivalents) will be made locally automatically from a liquid . . .

Dr. Peter C. Goldmark, president of CBS Laboratories, Stamford, Conn.: . . . Anyone in 1962 with some imagination should have been able to predict our moon -to -earth citizens radio service, operating so effectively in the millimeter citizens band, but it would not have been easy to foresee our tremendously efficient high -power solid -state wristwatch transceivers and plasma antennas TV cameras of today (2012 AD), our 1- inch -diameter, 2- inch -long solid -state camera units, combining the multicolor- sensitive, scanning and amplifying elements in a number of evaporated layers are far ahead of what (was) predicted.. .

Dr. Yasujiro Niwa, president, Tokyo Electrical Engineering College, Chiyodaku, Tokyo, Japan: Again, the advancement of electronics decisively solved this problem: today principal languages of the world can be translated instantly by the aid of electronics. Our telegrams are simultaneously translated into, and typewritten by, the language of the receiver, and on our overseas telephone the speech is also converted to the language understood by the receiver and vice versa. Moreover, by hyper- miniaturization of electronic parts and appliances, the size of the translating machine is also reduced to such an extent that it can be easily used at home and carried by hand . . .

Benjamin B. Bauer, vice president, acoustics and magnetics, CBS Laboratories, Stamford, Conn.- Devices for converting sounds to nerve impulses for direct connection to the brain will have been developed; however, they will require a delicate implanting operation and will not be in general use. These "artificial cochleae" will largely replace deaf -aid devices as we know them today in cases of inner ear damage. For mild hearing loss, greatly refined electronic aids will be implanted in the ear canal, or the middle ear, and provide a lifetime of operation with harmless atomic cells.

George D. Watkins: (member IRE) - It may be possible to isolate, develop and breed strains of living cells which perform simple logic functions. The role of the new bio- electronic engineer would then be to synthesize (grow) from these basic units larger organisms which could perform extremely complex operations. Some of the desirable features of the living cell circuit would be the self -healing aspect, he extreme miniaturization, and efficiency. The unique power supply required (nutrient) would also offer some possible advantages . . . A living cell circuit might be planted in the body and live off its nutrients with no additional power supply requirement.

Dr. V. K. Zworykin, honorary vice president, Radio Corporation of America, RCA Laboratories, Princeton, N. J.: [As] Mr. Jones reports for his annual health checkup [he] inserts his coded Social Security card into a slot for identification of the examination record. A series of standardized questions concerning his physical condition are then flashed on a screen in front of him and he records his answers by means of yes - no pushbuttons. Weight, temperature, respiration rate, electrocardiogram, reflexes and other data are registered directly. Blood, breath and urine specimens are inserted into analytical machines, which add corpuscle counts and chemical data to the record. The examination record is transmitted in coded form to the regional electronic health record storage center, where it comes to form part of Mr. Jones' permanent health record . . .

Marvin Camras, senior engineer, Armour Research Foundation, Technology Center, Chicago, Ill.- Money is no longer a medium of exchange. All purchases are now charged directly to one's bank account whenever one presents his magnetic credit card. At the same time the latest balance and a record of what has been purchased is placed on the card for one's personal record. Wages and earnings are also credited continuously.

Dr. Simon Ramo, vice chairman of the board, Thompson Ramo Wooldridge, Inc., Los Angeles, Calif.- Every practicing attorney might have in his office a convenient electronic connection to a huge national central repository of all of the facts, rules, procedures and precedents that he needs. The system will scan, select, reject and present the equivalent results of thousands of trained [law] searchers covering decades of records over the entire nation in a split second .