Este é um projeto que não tem idade e nem época em que é mais aplicado. Esteve presenta na bancada dos eletrônicos dos anos 40, 80 e pode estar agora. Trata-se de um protetor de projeto que publicamos em diversas versões ao longo dos anos. Falamos desta que é de 1988.

 


 

 

O artigo foi publicado na Eletrônica Total 6 de 1988. Trata-se de um circuito muito simples, mas extremamente útil, principalmente para os experimentadores, reparadores e profissionais que trabalham com equipamentos de baixa e média potência ligados à rede de energia.

Trata-se de famosa lâmpada de série que é conectada em série com um circuito em teste de modo a evitar excesso de corrente em caso de curto-circuito. Com isso, pode-se fazer o diagnóstico e a prova sem perigos.

No nosso projeto tínhamos duas lâmpadas, sendo uma indicadora e a outra para ser ligada em série. No original recomendávamos lâmpadas de 40 a 60 W para a de maior potência. Hoje as lâmpadas de mais de 40 W não mais são fabricadas. Para a menor, a indicadora poderia ser usada lâmpada de 5 a 15 W.

Na figura 1 temos a disposição dos elementos do circuito que não precisava de ponte de terminais ou placa de circuito impresso.

 

Figura 1 – A montagem
Figura 1 – A montagem

 

 

O artigo mostrava como usar. Se quiser montar um para sua bancada acesse Protetor de Projetos (ART1652). Assista ao vídeo https://youtu.be/qQQCUSFfCpY 

O circuito fez sucesso, tirando o medo de muitos dos leitores que não se sentia nada à vontade quando tinham de testar um projeto ligando-o diretamente na tomada. Um simples erro poderia causar um curto e um estouro com um belo susto.