Numa época em que as estações experimentais eram montadas por muitos, um projeto de maior potência sempre atraia a atenção. E o que descrevemos neste artigo e no vídeo associado não foi exceção. Marcou época o transmissor valvulado que publicamos na revista Eletrônica Total 47 de agosto de 1992 e que se destacou em sua capa. Falamos do artigo e do projeto.
Era um projeto com alguns conceitos que pareciam inovativos e que foram imediatamente aprovados pelo conselho editorial que decidia o que sairia em cada número da revista.
Iríamos montar um circuito valvulado numa placa de circuito impresso. Já sabíamos que isso já tinha sido feito anteriormente com alguns aparelhos antigos, principalmente televisores híbridos que reuniam a tecnologia da válvula com a do transistor.
Assim, trabalhamos na montagem do protótipo com cuidado, levando em conta que a operação quente da válvula oferecia um certo risco para a soldagem do soque na placa, mas deu certo e o circuito funcionou.
Até hoje temos o nosso protótipo funcionando como pode ser visto na foto, junto a uma revista INCB atual (2021).
O circuito foi projetado para operar tanto na rede de 110 V como 220 V e tinha uma potência da ordem de 2 W.
É lógico que para um circuito valvulado tivemos alguns problemas a serem considerados.
Um deles é que a potência elevada e o fato do circuito ser um oscilador diretamente ligado a uma antena gerava muita interferência. Alertamos os montadores para o fato, evitando de qualquer maneira usar antena externa.
Os que não seguiram essa recomendação geraram muita interferência em televisores de vizinhos. Outro fato estava na dificuldade de se obter a válvula, mesmo naquela época, quando esses componentes já deixavam de ser usados.
Um detalhe importante era o uso de um eletrolítico de alta tensão com base rosqueada para montagem em chassi de metal e que ainda era encontrado nas lojas para uso em fonte de aparelhos valvulados.
Na figura 2 mostramos a placa que foi usada no projeto.
O artigo completo que mostra a construção desse transmissor está em Rádio AM com Antena de Quadro dos anos 50 (V816) e o vídeo em que mostro o transmissor está em VAM062.