Um projeto simples de animatrônico, pode ser feito com base em uma máscara de fantasia. Encontrei as duas máscaras mostradas na figura 1 em uma loja de fantasias de carnaval. Para esse projeto decidi utilizar a máscara do palhaço pois a achei mais assustadora. Para fazer o seu animatrônico você pode utilizar qualquer outra máscara de seu agrado e fazer as adaptações necessárias. Vamos começar separando a máscara em duas peças, sendo uma o maxilar e outra o crânio, para isso podemos utilizar, estilete ou tesoura.

 

 


 

 

 

Nesse caso utilizei o ferro de solda, derretendo o plástico para fazer o corte das duas partes, esse procedimento pode ser visto na figura 2.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 3 podemos ver como ficou a máscara depois do corte final, onde separamos a parte inferior (mandíbula) da parte superior (crânio).

 

 


 

 

 

Agora vamos fazer a articulação do maxilar, primeiro cole no crânio um pedaço de plástico para ajudar na articulação, depois faça os furos nesse plástico que colamos no crânio e também no maxilar ( figura 4 ) .

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

 

Agora basta fixar o maxilar no crânio utilizando parafusos, arruelas e porcas conforme ilustra a figura 5, de tal maneira que o maxilar tenha um movimento.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Ótimo ! Agora nossa máscara agora tem uma boca articulada, onde tem o movimento de boca aberta e boca fechada (figura 6).

 

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Vamos agora fazer um suporte para fixar nossa máscara, nesse exemplo vamos utilizar madeira, pregos e cola quente, mas você poderá utilizar outros tipos de materiais. A montagem da base e da haste pode ser observada na figura 7.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

O detalhe de fixação do motor com redução pode ser visto na figura 8.

 

 


 

 

 

Fixamos agora a máscara no suporte, utilizando um parafuso e o elástico preso à máscara, conforme a figura 9.

 

 


 

 

 

Para dar movimento na boca, utilizamos o conceito de came, que transforma um movimento circular do motor com redutor em um movimento linear de vai e vem. Para fazer nosso came, utilizamos um pedaço de poliestireno, que pode ser substituído por acrílico, madeira compensada ou outro material rígido.

Fazemos um círculo com um furo excêntrico de tal maneira que quando o came em movimento irá abrir e fechar a boca da máscara. Esse movimento pode ser observado na figura 10.

 

 


 

 

 

Se energizarmos o motor com redutor utilizando 2 pilhas AA de 1,5V em série, teremos nosso animatônico funcionando abrindo e fechando a boca. No caso da nossa máscara ela tem o olhos fixados com molas (figura 11), de tal maneira com a vibração do conjunto funcionando ela movimenta os olhos proporcionando um efeito bem interessante.

 

 


 

 

 

Se sua máscara não tem esses olhos móveis, você pode adaptar utilizando uma bolinha de ping pong ou de isopor, cortá-la ou meio e colar uma mola que pode ser de canetas esferográficas. Por último, coloque uma roupagem no seu animatrônico para ele ficar mais realista como ilustra a figura 12 .

 

 


 

 

  

Nota de segurança: Estilete, tesoura e ferro de solda são ferramentas que devem ser manuseadas com muito cuidado e que se utilizadas indevidamente podem causar acidentes, por isso se tiver dúvidas ou dificuldades peça auxílio a uma pessoa responsável com experiência.