Quando falamos sobre a distância entre o planeta vermelho (Marte) e a terra, devemos levar em consideração vários aspectos além dos que incluem a ordem como os planetas se movimentam ao redor do sol. A posição mais próxima do sol denomina-se perigeu e a mais distante é o apogeu. Tendo em vista que Marte está mais distante do sol que a terra, sua translação é quase o dobro do percurso da terra. Gabriela Araújo, acadêmica do 5° período de Eng. Elétrica e 4° período em Análise e desenvolvimento de sistemas.

 

Instagram: @gabilaaraujo

 

Nota: Artigo publicado originalmente na Revista Mecatrônica Jovem - Edição 1 - Expedição Marte

 

A Terra dá uma volta em torno do sol a cada ano (terrestre) e Marte, uma a cada dois. Uma vez a cada dois anos eles ficam mais próximos, porém é só a cada 15 anos que ambos os planetas se alinham e ficam no seu ponto máximo de aproximação podendo chegar a uma distância de 54,6 milhões de quilômetros. A distância máxima entre eles é 402,3 milhões de Km. A próxima ocorrência da menor distância entre a Terra e Marte será em 2033.

Como funciona a comunicação entre o rover que está em Marte com a Nasa?

Considerando as peculiaridades, acima elencadas, das distâncias, construiu-se uma rede de antenas internacionais chamada Deep Space Network (DSN) que tem a função de realizar comunicações e monitoramento com as diversas naves espaciais no espaço. Estas antenas também são utilizadas para as naves em órbitas da Terra. Elas estão instaladas em três localidades, dispostas em um ângulo aproximado de 120º em torno do globo terrestre. São elas, Goldstone, na California situado no Deserto de Mojave; uma locação próxima a Madrid, na Espanha e a última em Camberra, na Austrália. Para manter uma observação constante independente da rotação da terra, elas ficam em diferentes pontos do planeta. São várias antenas com diâmetro de 70 e 34 metros que proporcionam uma maior sensibilidade, pois recebem sinais de muito baixa intensidade. Apesar da utilização de ondas de rádio que se propagam na velocidade da luz, maior velocidade que conhecemos, através da qual um fóton pode se deslocar no vácuo a aproximadamente 300.000 km/s, embora seja muito rápido, em função dessas enormes distâncias, existe um delay entre o tempo de transmissão e o tempo de recepção, impedindo que seja possível uma comunicação em tempo real entre a terra e Marte, independentemente deles estarem no seu período mais próximo.

 

Hora da aventura!

Nossa missão hoje é calcular o tempo necessário que um sinal emitido de uma antena na terra leva para chegar em Marte, para isso iremos utilizar o Scratch, que é uma linguagem de programação que foi desenvolvida pelo laboratório de pesquisas do MIT. A princípio o software foi criado para crianças na faixa etária de 8 a 16 anos, mas hoje já existe o Scratch JR para crianças a partir dos 4 anos. Por não necessitar de conhecimento aprofundado sobre programação e por ter formato de blocos, ele possibilita uma maior facilidade no aprendizado. Embora simples, possui um enorme leque de possibilidades. Ao utilizar o Scratch, você é capaz de criar programas, jogos, animações ou quaisquer outras coisas que passe pela sua cabeça. Isso tudo de forma gratuita. Além disso ele pode ser utilizado em sala de aula para emprego no aprendizado de diversas matérias. Na própria plataforma do Scratch tem um ícone com várias sugestões de como ele pode ser utilizado em sala de forma interdisciplinar.

Ele é gratuito

Funciona em computadores, notebooks, tablets e smartphones.

Compatível com vários sistemas operacionais.

Pode ser alterado o idioma da Interface de Desenvolvimento (tela na qual desenvolvemos o programa).

 

Mesmo sendo possível começar a criar um projeto sem uma conta, sugiro que faça seu cadastro, pois assim seus projetos ficarão salvos e poderão ser compartilhados.

Na versão de App só está disponível o Scratch JR.

Sua plataforma tem 9(nove) blocos de comando, são eles:

Movimento: blocos de movimentos dos atores

Som: reproduz sons, músicas e falas.

Eventos: inicia uma sequência de comandos quando determinada ação for realizada.

Controle: responsável pelo comando da lógica.

Sensores: programação com sensores

Operadores: operador de contas matemáticas.

Variáveis: Cria e manipula informações dentro dos programas.

Meus blocos: cria blocos personalizados.

Extensão: cria seus próprios comandos e adiciona extensões para programas e jogos com kits de robótica e eletrônica.

 

 

Para usar o Scratch online basta acessar o link abaixo e clicar na opção “criar” do menu principal: https://scratch.mit.edu/. Recomendo que você crie sua conta na opção inscreva-se conforme ilustra a figura 1.

 

Figura 1 – página principal do Scratch =- Opção inscreva)
Figura 1 – página principal do Scratch =- Opção inscreva)

 

 

 

Figura 2 (tela de inscrição)
Figura 2 (tela de inscrição)

 

 

 

Na tela principal, click em “Criar” e irá aparecer a tela principal do ambiente de programação ilustrado na figura 3

Do lado esquerdo você tem todos os comandos para criar o seu programa. No centro é onde você vai criar a lógica da programação e a direita é onde a animação resultante do programa acontece.

 

Figura 3 – Ambiente de programação do Scratch
Figura 3 – Ambiente de programação do Scratch

 

 

Tem bastante coisa! Não se preocupe agora, nas próximas revistas vamos entender como tudo isso funciona e usar os recursos de programação utilizando blocos.

Vou propor para você utilizar um programa que fiz para você.

 

Atividade: Vamos ajudar a Laika na sua nova missão que é descobrir o tempo que levará para sua mensagem chegar ao rovers que está em Marte (figura 4)

 

Figura 4 – Ilustração do programa da Atividade.
Figura 4 – Ilustração do programa da Atividade.

 

 

Instruções:

Tecle na Bandeira verde para iniciar o programa e preencha os dados solicitados.

A distância entre a Terra e Marte é de 80.000000km

Velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 km/s.

Com esses dados reproduza o programa abaixo. Acrescentando os dados ao programa, você encontrará a solução.

Link do programa https://scratch.mit.edu/projects/564745917 

Legal! Está curioso de como funciona o programa? Tecle no ícone “Ver por dentro” e irá aparecer a tela de programação com o programa ilustrado na figura 4.

Como falamos, tem bastante coisa, vamos explorar e entender como os blocos funcionam nas próximas edições.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Agora se você já está mexendo com o Scratch e adora desafios veja o desafio abaixo

 

Desafio: Após saber o tempo que levará a mensagem para chegar a Marte, faça um programa utilizando esse intervalo de tempo para simular o atraso(delay) entre o momento do comando enviado da terra e a execução no rovers.

Não esqueça de nos enviar o resultado e seus comentários no Discord da Mecatrônica Jovem.