Se você é colecionador de carros antigos ou recupera veículos muito antigos, pode ter se deparado com um rádio da época, ainda usando válvulas e que possui um componente estranho em nossos dias: o vibrador. Veja o que fazia este componente e como recuperá-lo.
Nos veículos anteriores à era do transistor, os rádios ainda eram valvulados, o que significava que precisavam de tensões de centenas de volts para funcionar, diferentes dos 6 ou 12 V fornecidos pelas baterias dos carros da época.
Como obter essa alta tensão era um problema resolvido com um componente bastante interessante, totalmente eletromecânico, já que naquela época não era possível contar com os componentes de estado sólido.
Esse componente era o vibrador. Um sistema eletromecânico que fazia vibra rapidamente um conjunto contactos que, abrindo e fechando o circuito de um transformador geravam alta tensão.
Na figura 1 temos um circuito de um vibrador tipo interruptor obtido numa edição do Radiotron Handbook edição de 1953, usado em carros da época.
Neste circuito a ação da bobina interna faz com que os contactos vibrem induzindo num transformador externo alta tensão.
Não é preciso dizer que se trata de dispositivo ruidoso capaz de gerar muitas interferências em sistemas elétricos próximos.
A recuperação de um vibrador pode ser feita abrindo-se o seu invólucro metálico e limpando-se os seus contatos. Na figura 2 temos alguns vibradores que ainda podem ser obtidos em casas especializadas em peças para carros antigos conforme anúncios na internet.
No circuito completo de fonte de alimentação com vibrador, temos os componentes usados na supressão dos ruídos, no caso capacitores de mica e indutores. Atualmente, na recuperação podem ser usados capacitores cerâmicos.
É claro que os leitores com habilidades que desejarem substituir o vibrador por um circuito eletrônico inversor moderno, existe esta possibilidade mostrada na figura 4.
Neste circuito os transistores devem ser dotados de dissipadores de calor. Para alimentação de 12 V use os 2N3055. O transformador tem enrolamento de 6 + 6 V ou 12 + 12 V com 800 mA a 1 A de corrente e enrolamento primário de alta tensão de 11- V ou 220 V. Os resistores de 100 ? eventualmente devem ser alterados para se obter bom rendimento.