Eis um circuito interessante que pode ser usado em brincadeiras ou mesmo em sistemas de alarmes: um aparelho que, depois de um tempo programado, produz um forte estalo, simulando ou tiro ou uma pequena explosão de bomba junina. Esconda o aparelho em algum lugar da casa num momento de silêncio e aguarde os efeitos...

 

Ruídos fortes ou inesperados sempre causam sustos, principalmente em locais de muito silêncio. Se o leitor gosta de pregar "peças", principalmente eletrônicas e é iniciante, eis aqui a interessante oportunidade para colocar em evidência suas habilidades eletrônicas.

Descrevemos um simples circuito que consiste num temporizador que, ao final do prazo programado de alguns minutos ( 1 a 3) produz um forte estalo num alto-falante, simulando um tiro ou ainda o estouro de uma pequena bomba junina.

Esconda o alto-falante em algum lugar da casa e certamente no momento do "estouro" quem estiver por perto, deve levar um bom susto, ou pelo menos ficar intrigado com a origem do barulho.

O circuito opera com a tensão da rede de energia, mas seu consumo é extremamente baixo. O som é reproduzido num alto-falante comum que pode ser obtido de qualquer sucata.

 

Características:

* Tensão de alimentação: 110/220 VCA

* Temporização: 1 a 3 minutos

* Potência instantânea dos pulsos: 1 a 10 watts

 

COMO FUNCIONA

O capacitor C1 carrega-se lentamente através do resistor R1 e do diodo D1 que retifica a corrente da rede. Para um capacitor de 10 uF a carga através de um resistor de 1 M ? demora alguns minutos. A energia que o capacitor acumula é dada pela seguinte fórmula:

 

E = 1/2 x C x V x V

 

Para um capacitor de 10 uF (10 x 10-6) com uma tensão de 100V temos uma carga de:

 

E = 1/2 x 10 x 10-6 x 10+4

 

E = 5 x 10-2

 

E = 50 mJ (milijoules)

 

Supondo que na descarga o pulso dure 5 milésimos de segundo, então a potência sonora obtida será dada por:

 

P = E/t

 

P = 50/5

 

P = 10 watts

 

Temos então um "potente" som de explosão reproduzido no alto-falante.

Para produzir a descarga do capacitor temos uma lâmpada neon ligada à comporta de um SCR. Em conjunto temos um resistor R2 e um capacitor C2.

A lâmpada dispara com 80V aproximadamente, e esta tensão, dada pela rede de retardo formada por R2 e C2 é alcançada um pouco depois que a tensão em C1 atinja o mesmo valor. Isso significa que C1 estará com aproximadamente 100V quando C2 chegar aos 80V e a lâmpada neon ionizar.

Com a ionização da lâmpada, o SCR dispara, conduzindo a corrente de descarga do capacitor C1 através do alto-falante. Temos então a produção de um pulso sonoro único de curta duração e grande intensidade.

Após a descarga de C1 o SCR desliga e, se não houver interrupção da alimentação, depois de algum tempo será produzido um novo pulso.

O valor de C1 determina a intensidade do pulso. Este componente pode ter até 10 uF enquanto que R1 determina a temporização. Não devemos usar para R1 resistores maiores que 1 M ?, pois as fugas dos eletrolíticos podem impedir sua carga e com isso o disparo.

 

MONTAGEM

Na figura 1 temos o diagrama completo do simulador.

 

Diagrama do simulador de tiro
Diagrama do simulador de tiro

 

Se a montagem for feita por iniciantes pode ser realizada com base numa ponte de terminais isolados, conforme mostra a figura 2.

 

Montagem em ponte de terminais do simulador de tiro
Montagem em ponte de terminais do simulador de tiro

 

Se a rede for de 220 V o diodo deve ser o 1N4007, mas se for de 110V podemos usar tanto este tipo como o 1N4004. O capacitor deve ter uma tensão de trabalho de pelo menos 250 V se a rede for de 110V e pelo menos 400V se a tensão for de 220 V. Os valores deste capacitor podem ficar tipicamente entre 4,7 e 10 uF mas podem ser experimentados tipos maiores desde que o alto-falante suporte a potência.

Os resistores são de 1/8W ou maiores e o capacitor C2 tanto pode ser de poliéster como cerâmico com uma tensão mínima de trabalho de 100 V.

A lâmpada neon é a comum NE-2H ou equivalente e o SCR tanto pode ser o TIC106 como equivalentes para uma tensão de trabalho de pelo menos 200 Volts (sufixo B) se a rede for de 110 V ou 400 Volts se a rede for de 220V (sufixo D). Este componente não precisa ser montado em radiador de calor.

O alto-falante, para melhor desempenho deve ser de 10 cm com potência de pelo menos 10 watts. Alto-falantes muito pequenos, retirados de rádios transistorizados podem queimar ou apresentar problemas mecânicos se usados na reprodução dos sons intensos produzidos por este circuito.

 

PROVA E USO

Para provar, basta ligar a unidade à rede de energia a guardar o disparo com a produção do pulso sonoro. Se o pulso não ocorrer dentro do prazo previsto, isso pode ser devido à fugas no capacitor eletrolítico. Reduza R1 para 100k ? apenas para teste. Se o disparo ocorrer então o capacitor pode realmente ter problemas de fugas.

Se a lâmpada neon piscar no final do tempo esperado, mas não houver som, então o problema pode estar no SCR ou no capacitor. A lâmpada neon acesa constantemente ou piscando rapidamente, indica problemas no capacitor C1.

Meça a tensão em C1 com o multímetro. Se ela estiver muito baixa (abaixo de 50V) então realmente existem problemas de retenção de carga pelo capacitor. Estas recomendações são especialmente importantes se o capacitor tiver sido aproveitado de algum aparelho fora de uso, pois os capacitores eletrolíticos tendem perder suas características com o tempo.

Se a tensão estiver acima dos 80 volts então o problema pode estar no próprio SCR que não dispara (aberto) ou ainda na lâmpada neon.

O alto-falante deve ser testado antes para se garantir que ele também não seja a causa de problemas. Os alto-falantes maiores com imãs pesados proporcionam maior rendimento neste circuito.

 


LISTA DE MATERIAL


Semicondutores:

SCR - TIC106B ou D - ou equivalente - diodo controlado de silício

D1 - 1N4004 ou 1N4007 - diodo retificador


Resistores: (1/8W, 5%)

R1 - 1 M? - marrom, preto, verde
R2 - 100 k? - marrom, preto, amarelo
R3 - 10 k? - marrom, preto, laranja


Capacitores:

C1 - 4,7 µF à 10 µF x 200V ou 400V - capacitor eletrolítico - ver texto

C2 - 100 nF x 100 V - poliéster ou cerâmico


Diversos:

NE-1 - lâmpada neon comum - ver texto

FTE - 4 ou 8 ? x 10 cm - alto-falante comum

Ponte de terminais, cabo de força, caixa para montagem, fios, solda, etc.

 

Obs: Os efeitos deste circuito dependem fundamental do tamanho do alto-falante e do capacitor.