A Linear Technology (www.linear.com) em seu Design note 427 fornece uma ideia prática para implementação de um controlador On/Off à prova de falhas por monitoramento de tensão.

O circuito é proposto para evitar problemas de falhas de comando quando pressionamos uma tecla, por exemplo, num laptop e nada acontece. Depois de mantermos a chave pressionada por um bom tempo o laptop responde de maneira inesperada ficando com a tela preta.

O problema de uma tecla que não responde em circuitos em que usam uProcessadores se deve á lógica. Quando pressionamos e mantemos o botão pressionado, o circuito LTC2953 usado nessa aplicação, faz com que a alimentação do sistema caia, mesmo nas condições de falha.

Esse longo comando pelo pushbutton trabalha de forma independente da lógica do sistema e automaticamente corta a alimentação depois que o tempo ajustado termina.

O tempo ajustado deve ser mantido baixo para forçar o power down, o que é feito por um capacitor externo. Na figura 1 temos o circuito sugerido pela Linear.

Esse circuito visa superar os desafios representados pelo projeto de aplicações que façam uso de pushbuttons. Sua finalidade é transformar o sinal cheio de repiques do interruptor de pressão num sinal limpo ou de degrau único que possa ser interpretado sem erros pelo circuito de processamento.

 

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Na figura 2 temos a forma do sinal que é gerada pelo circuito apresentado.

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 

Além disso, o circuito apresentado pode desarmar a fonte se houver algum problema em sua entrada ou saída. O monitor de pushbutton pode também servir para absorver altos níveis de descargas eletrostáticas, tolerar transientes de tensão e ainda operar com níveis elevados de tensão eliminando a necessidade de um LDO.

A corrente consumida pelo dispositivo é de apenas 14 uA o que possibilita a obtenção de longas autonomias para a bateria.