A Linear Technology (www.linear.com) anunciou em 2008 o LT3507, um conversor PWM step-down DC/DC triplo com três chaves internas para 36 V e um controlador LDO, tudo encapsulado em invólucro QFN de 38 pinos com 5 x 7 mm.

Um canal é capaz de fornecer até 2,4 A de saída enquanto que os outros dois fornecem até 1,5 A de corrente contínua de saída. Além disso, um controlador LDO integrado combinado com um transistor externo pode ser ligado ao Vout de qualquer dos reguladores chaveados e com isso operar diretamente da tensão de entrada.

Sua ampla faixa de tensões de entrada de 4 V a 36 V o torna ideal para regular a alimentação de uma grande variedade de fontes que vão desde tensões fixas, fontes industriais de 24 v até baterias automotivas. Como cada regulador chaveado tem seu próprio pino de entrada, até três linhas diferentes de tensão podem alimentar o LT3507, o que o leva a possibilidade de obter o máximo de eficiência em cada canal.

Para aplicações automotivas, a entrada mínima de 4 V do LT3507 o torna ideal para atender ás condições de partida a frio. Além disso, a entrada de 36 v o torna capaz de manusear transientes que ocorrem nestes casos.

A freqüência de comutação de 250 kHz a 2,5 MHz é programada pelo usuário, o que torna possível maximizar a eficiência evitando bandas críticas como as de AM usadas nas aplicações automotivas.

As chaves internas oferecem uma eficiência até 88%, eliminando a necessidade de dissipadores externos. Todos os três conversores podem ser sincronizados tanto por um clock externo como pelo oscilador interno.

 

Destaques

* Faixa de tensões de entrada de 4 V a 36 V

* Uma saída de 2,4 A e duas saídas de 1,5 A

* Regulador interno de baixa queda de tensão

* Comutação anti-fase para reduzir o ripple

* Freqüência ajustável de 250 kHz a 2,5 MHz

 

Na figura temos uma aplicação típica deste componente.

 

 LT3507
LT3507

 

Datasheet do LT3507