O LM8333 é um controlador de uso geral para teclados com endereçamento por matriz que inclui uma interface ACCESS.bus (Compatível com I2C) para um microcontrolador hospedeiro. (2007)

Ele funciona por varredura, e tem ao mesmo tempo um consumo extremamente baixo, tanto no modo operacional como no modo standby. O dispositivo suporta matrizes até 8 x 8, mais 8 teclas de funções especiais, sendo indicado para aplicações portáteis tais como telefones celulares, PDAs, games e outros equipamentos de mão.

 

Destaques:

* Teclado padrão 8 x 8

* Buffer FIFO de 16 bytes

* Controle de erros

* PWM programável no hospedeiro

* 8 chaves de funções especiais

* Comunicação por interface ACCESS,bus compatível com barramento I2C

* Pinos I/O programáveis com quatro interrupções externas opcionais.

Na figura 1 temos o diagrama de blocos desse novo componente.

 


 

 

Os eventos de pressionamento e soltura de teclas são codificados no formato de byte e carregados num buffer FIFO para comunicação com o processador hospedeiro.

Uma saída de interrupção (IRQ) é usada para eventos de sinais como a de atividade do teclado, mudança de estado, sinais dos pinos I/O de interrupções ou ainda uma condição de erros. Interrupções e códigos de erro são disponíveis do hospedeiro pela leitura de registros dedicados.

Quatro pinos I/O de uso geral são disponíveis, sendo que dois deles têm a capacidade de interrupções. Uma saída modulada em largura de pulso baseada num timer interno programável, também é disponível, podendo ser usado para uso geral se a função PWM não for necessária.

Para minimizar o consumo, o LM8333 automaticamente entra no modo standby quando não existe sinal no teclado, I/O ou atividade no

hospedeiro.

O dispositivo é fornecido em invólucro de 49 pinos Micro-Array. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

Datasheet do LM8333