A CML Microcircuits (www.cmlmicro.com) fornecedor de componentes para o mercado de comunicações sem fio e com fio de baixa potência anunciou recentemente (2007) o lançamento do circuito integrado CMX7032, um processador marítimo AIS (Automatic Identification System) visando atender às necessidades desse mercado em crescimento.

O CML7032 utiliza uma tecnologia patenteada que configura on-chip subsistemas via uma Function Image (tm), ou seja, um arquivo de dados que é carregado durante a inicialização configurando a função do dispositivo e o conjunto de características.

A Function Image (tm) FI-2.0 é a última do mercado, oferecendo aos fabricantes de equipamentos de receptores marítimos AIS funcionalidade de dois canais Rx-only (somente recepção) para o CMX7032. A Function Image (tm) pode ser carregada automaticamente de uma EEPROM externa ou de um microcontrolador hospedeiro através do C-BUS interno por uma interface serial, facilitando os melhoramentos que ocorrerem.

O CMX7032 inclui dois sintetizadores auxiliares de RF on board com dois receptores discriminadores-limitadores e um NMEA 0183-HS no estilo RS232 compatível com 38400 baud.

O dispositivo realiza a demodulação do sinal com as funções AIS associadas como a detecção de seqüência de treinamento, conversão NRZI e processamento HDLC (flags, dib de-suffing, check CRC, etc).

Na figura 1 temos um circuito de aplicação com os componentes externos típicos.

 


 

 

Buffers de dados Rx também estão incluídos, o que elimina a necessidade de um CI hospedeiro. A inclusão de um certo número de áreas programáveis pelo usuário no function Image (tm) permite que os sintetizadores de RF do CMX7032 sejam programados diretamente, o que simplifica o projeto do hardware do sistema, reduzindo o tamanho e o custo do sistema.

DACs e ADCs auxiliares são incluídos para proporcionar maior simplificação do sistema e permitir a utilização de uma interface RS232 para um dispositivo GPS externo, o qual pode ser conectado para reduzir a proliferação de conexões de interface no projeto do produto final.

Para avaliar completamente o CMX7032 e o CMX7042 (que não inclui os circuitos de RF) a CML oferece a DE7032, um demonstrador que inclui a tecnologia AIS Classe completa (IEC62287), destinado a aumentar a velocidade de projeto para os fabricantes de transponders AIS Classe B e produtos receptores AIS usando os componentes indicados.

A DE70321 oferece uma plataforma flexível para permitir aos usuários configurar e avaliar com facilidade os produtos visados. Todos os circuitos de RF necessários como VCOs, um PA de 2 W, filtro harmônico, chaveamento de antena e LNA são fornecidos na DE70321 de modo a facilitar uma fácil avaliação e demonstração de um projeto como uma unidade Classe B.

A existência de uma interface C-BUS é feita para controle do CMX7032 através de um microcontrolador hospedeiro (necessário para realizar as funções do protocolo de alto nível na implementação Classe B). O projeto criado para um número mínimo de componentes de tipos comuns e baixo custo.

Os processadores CML atendem a todas exigências dos transponders AIS, AIS Rx-only e sistemas Aton (Aids to Navigation), tanto em embarcações grandes como pequenas. Operando a partir de uma fonte simples de 3,3 V, o CMX7032 está disponível em invólucro VQNF de 64 pinos ou LQFP de 64 pinos, enquanto o CMX7042 está disponível em invólucro VQNF de 48 pinos, conforme mostra a figura 2.

 


 

 

Datasheet do CMX7032