A Maxim (www.maxim-ic.com) está apresentando (em 2007) dois novos conversores buck WCDMA com correntes de saída que chegam a 1,5 A em uma pastilha de apenas 4 mm2.

Os novos dispositivos conversores do tipo step-down (redutores) em PWM de 600 mA são fornecidos num chip de apenas 2 x 2 mm do tipo WLP (wafer-level packages) para aplicações em amplificadores WCDMA e NCDMA.

Esses dispositivos otimizam a eficiência da bateria integrando um conversor do tipo step-down (redutor) para transmissão em média e baixa potência, assim como um FET by-pass de 60 mΩ capaz de fornecer uma corrente de pico de 1,5 A. Isso permite que os dispositivos sejam usados em aplicações como aparelhos celulares, PDAs sem fio e telefones inteligentes.

A baixa resistência de condução do FET de potência usado como by-pass possibilita um maior rendimento graças à menor queda de tensão, mesmo em condições de bateria fraca. Cada dispositivo entra no modo by-pass se a tensão de saída chegar a 92% da tensão de entrada. O usuário também pode programar para que ele faça isso em outras condições.

A tensão de saída é controlada dinamicamente através de um sinal analógico externo, através de um amplificador de ganho 2V/V e além disso uma taxa de crescimento muito rápida de 7,5 us (tip) da tensão de saída atende às exigências de tempo máximo em CDMA de 50 us.

Os circuitos integrados MAX8805Y/Z também integram reguladores de baixa queda de tensão (LDO) e baixo nível de ruído (70 dB em 1 kHz, tip) o que os torna para aplicações em polarização PA que exigem uma alimentação extremamente limpa.

Cada LDO possui um controle ON/OFF separado, como uma precisão de 3% de saída e exigem apenas 10 nF de capacitância de saída para cargas de 10 mA ou menos. As opções de tensões de saída incluem combinações de: 1,80, 2,5 , 2.7 , 2.8 , 2,85 e 3,0 V.

 


 

 

 

Datasheet do MAX8805Y

Datasheet do MAX8805Z