(2008) O circuito integrado MIC1232 da Micrel (www.micrel.com) consiste num dispositivo multi-função que monitora a atividade de um microprocessador, reset externo, e fontes de alimentação em sistemas baseados em microprocessadores.

As funções do dispositivo incluem um timer watchdog, monitor de fonte de alimentação, reset do microprocessador e uma entrada de reset ativado por um push-button. Na figura 1 temos o modo de se usar o dispositivo com um microprocessador.

 


 

 

O dispositivo é fornecido em dois tipos de invólucros mostrados na figura 2.

 


 

 

O diagrama de blocos desse componente é mostrado na figura 3.

 


 

 

Esse dispositivo monitora a fonte de alimentação com um comparador e uma referência interna de tensão. O pino /RST é levado ao nível baixo quando uma condição pré-progamada ocorre, permanecendo nesse nível por pelo menos 250 ms depois que a tensão Vcc voltar à faixa normal de 4,5 a 4,75 V. O pino Vcc permanece no nível baixo até1,4 V.

A entrada Watchdog (/ST) monitora a atividade do microprocessador e será ativada se alguma falta de atividade ocorrer. Os período de timeout do watchdog podem ser selecionado entre 150, 600 e 1200 ms.

A precisão da faixa de tensões monitoradas está entre 5 e 10% e a corrente de alimentação é baixa, da ordem de 18 uA.

Dentre as aplicações sugeridas pelo fabricante temos as seguintes:

* Sistemas automotivos

* Sistemas inteligentes

* Monitoramento critico de microprocessadores

* Computadores alimentados por bateria

* Controladores.

 

Datasheet do MIC1232