Eis uma aplicação interessante de um componente para amplificação de sinais captados por um microfone. O circuito integrado LMV1088 da National Semiconductor (www.national.com) amplifica apenas os sinais captados a uma distância até 4 cm do microfone, suprimindo sons distantes como sons do trânsito, música alta, ruídos, anúncios, ruídos de máquinas. Etc, conforme sugere a figura 1. O artigo é de 1009.

 

Aplicações do LMV1088
Aplicações do LMV1088

 

 O circuito integrado LMV1088 amplifica os sons próximos do microfone mas rejeita os sons distantes que estejam além de 50 cm, atenuando-os em até 20 dB. Dentre as aplicações possíveis estão os microfones móveis e sistemas de public-address.

O dispositivo faz parte da família Powerwise da National para soluções eficientes em consumo. As entradas duplas de microfones são diferenciais de modo a proporcionar a resolução necessária para a detecção da distância da fonte sonora. Na figura 2 temos um circuito típico de aplicação.

 

 Circuito típico de aplicação
Circuito típico de aplicação

 

 O LMV1088 pode ser alimentado com tensões de 2,7 V a 5,5 V e tem um consumo de 1 mA (tip). A distorção harmônica total típica é de 0,1% e o cancelamento de ruído é de 20 dB. O invólucro para este componente é o micro SMD, mostrado na figura 3.

 

 Invólucro do LMV1088
Invólucro do LMV1088

 

 Outras características:

* Impedância de entrada: 100 kΩ

* Impedância de saída 150 Ω

* CMRR: 90 dB

* SNR: 60 dB

* Saída AC: 500 mV

 

Mais informações sobre o funcionamento e o processo de calibração podem ser obtidas no datasheet do componente disponível em formato PDF no site da National Semiconductor.