Este circuito pode ser usado no carro ou mesmo no lar, em conjunto com uma fonte de 12 V com pelo menos 1 A para se obter efeitos especiais de luz acompanhando o som. Com ele, uma lâmpada de 12 V vai piscar no ritmo da música reproduzida pelo seu equipamento de som.

A sensibilidade do aparelho é muito boa e até mesmo o som de um rádio portátil pequeno é suficiente para excitar o circuito. Neste caso, o sinal pode ser retirado do jaque de fones ou ainda do próprio alto-falante.

O circuito pode alimentar lâmpadas incandescentes até 1 ampère e possui um controle de sensibilidade.

O capacitor C1, com valores entre 10 nF e 220 nF determina a resposta de freqüência do circuito em relação aos sons. Com valores maiores, o circuito tende a responder mais aos sons graves.

Montado num pequeno módulo, o aparelho pode ser usado no carro produzindo um efeito muito interessante de luz. Na figura 1 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Diagrama da LUZ RÍTMICA de 12 V.
Diagrama da LUZ RÍTMICA de 12 V.

 

 

Na figura 2 temos a disposição dos componentes numa pequena ponte de terminais isolados, mas nada impede que os leitores mais habilidosos façam a montagem em placa de circuito impresso.

 

 

Montagem da luz rítmica numa ponte de terminais.
Montagem da luz rítmica numa ponte de terminais.

 

Observe que o transistor Q2 deve ser montado num radiador de calor e que consiste numa lâmina de metal dobrada em forma de "U". Para a entrada dos sinais podem ser usados fios comuns numa montagem definitiva ou se o leitor preferir uma ponte de terminais com parafusos.

O transformador pode ser qualquer um usado em fontes de alimentação com enrolamento primário de 110 V ou 220 V (que ser ligado ao potenciômetro) e secundário de qualquer tensão entre 4 e 12 V com corrente entre 100 e 500 mA.

O resistor Rx deve ser reduzido se a potência do aparelho de som for menor que 1 W (radinhos, CD-players, ou gravadores). Os demais resistores são de 1/8 W e o capacitor C1 pode ser cerâmico ou de poliéster.

O potenciômetro ‚ comum e o aparelho não precisa de interruptor geral pois ao se desligar o som na entrada o consumo cai a zero. O diodo D1 admite equivalentes como os 1N4004, 1N4148, etc.

Para experimentar, ligue nas entradas A e B os fios do alto-falante de um aparelho de som, a saída de um rádio portátil ou a saída de fone. Ligue os pontos C e D na alimentação.

Coloque o som no volume desejado e ajuste P1 para que a lâmpada pisque ao ritmo da música. Se não conseguir isso, reduza o valor de Rx.

Comprovado o funcionamento do aparelho, feche-o numa caixa ou instale-o de modo definitivo.

 

 

Semicondutores:

Q1 - BC548 ou equivalente - transistor NPN de uso geral

Q2 - TIP41 - transistor NPN de potência

D1 - 1N4002 ou equivalente - diodo de silício

 

Resistores: (1/8 W, 5%)

Rx - 47 ?/1 W - amarelo, violeta, preto

R1 - 10 k ? - marrom, preto, laranja

R2 - 22 ? - vermelho, vermelho, preto

P1 - 10 k ? - potenciômetro

 

Capacitores:

C1 - ver texto

Diversos:

T1 - Transformador de alimentação - ver texto

X1 - 12V até 1 A - lâmpada comum

F1 - 5A - fusível

 

Ponte de terminais, ponte de parafusos, caixa para montagem, radiador de calor para Q2, suporte de fusível, botão para o potenciômetro, fios, solda, etc.