Ainda são muitos os que usam seus rádios na faixa de AM, principalmente no interior. Para os casos em que a recepção é difícil, damos neste artigo sugestões de como melhorar a recepção.

Os pequenos receptores portáteis de uma ou duas faixas de onda, não possuem sensibilidade suficiente para a recepção de estações fracas ou distantes sem o uso de uma antena externa.

Deste modo, se o leitor reside em local afastado de estações potentes, ou se deseja um aumento de sensibilidade do seu receptor para a audição de ondas curtas, a solução consiste na utilização de uma antena externa.

Entretanto, como a maioria dos pequenos receptores não possui local apropriado para a conexão de antena para a ligação de uma convencional, alterações no circuito ou a colocação de um terminal apropriado seria necessária.

Com a antena que descrevemos nada disso é preciso, porque esta antena não necessita de ligação alguma para o receptor, pois ela irradia o sinal captado para o receptor (figura 1).

 

Figura 1
Figura 1

 

 

O receptor deve ser colocado na caixa de tal modo que sua antena de ferrite fique perpendicular ao plano da bobina que deveremos enrolar na caixa.

Explicamos melhor: a antena de ferrite do receptor e aquele “bastão preto" (que muitos chamam de “carvão" mas que não se trata de nenhum carvão) em torno do qual existe uma bobina de fio de cobre fino enrolada (figura 2).

 

Figura 2
Figura 2

 

Este bastão atua como antena e é na bobina em torno dele enrolada que devemos induzir os sinais que serão captados pela antena externa.

Uma vez determinada a posição segundo a qual deve ser enrolada a bobina, ou seja, envolvendo o bastão no mesmo plano que a bobina já existente (figura 3), podemos realizar esta operação.

 

Figura 3
Figura 3

 

Esta bobina consiste em 10 a 20 espiras (voltas) do próprio fio plástico que utilizaremos para a ligação da antena e terra em volta da caixa, conforme mostra a figura 3.

Uma das pontas do fio é ligada a uma antena que pode ser externa, caso em que deverá ter pelo menos uns 5 metros, podendo ser elaborada com fio de cobre nu (desencapado), ou ainda a uma antena interna que pode consistir em uns 4 ou mais metros de fio presos na parede na própria sala em que funciona o rádio, conforme mostra a figura 4.

 

Figura 4
Figura 4

 

 

O outro extremo da bobina deverá ser ligado à terra, o que poderá ser feito de duas maneiras diferentes:

a) a ligação poderá ser feita diretamente num encanamento de água, se este for de metal.

b) a ligação poderá ser feita no polo neutro da tomada de energia elétrica da rede por meio de um capacitor de 0,005 uFX 500 V (4n7 x 600 V – cerâmico).

Para saber se o polo no qual foi feita a conexão é ou não realmente o neutro, o leitor não precisa se preocupar. Pode experimentar num ou em outro, deixando no que oferecer os melhores. resultados, já que em qualquer um o receptor funciona razoavelmente melhorado.