Num mundo em que as inovações tecnológicas ocorrem todo momento, num ritmo que cada vez mais não conseguimos acompanhar, a adaptação das pessoas comuns a tudo que aparece não é fácil. 

 

Vemos cada vez mais pessoas ficarem para trás. Esse mundo, ficando difícil para elas até a simples convivência. São idosos que precisam de ajuda para poderem sacar dinheiro num caixa rápido, ou fazer simples operações que exigem a ajuda de uma máquina e até mesmo utilizar o celular.
Mesmo pessoas de média idade já apresentam dificuldades em utilizar alguns recursos de maior tecnologia em seus carros, no celular ou mesmo numa operação que exige a intervenção de uma máquina.
Cada vez mais, um grupo considerável de pessoas está arriscada a ser excluída de nossa sociedade tecnológica justamente por não conseguir acompanhar as inovações.
Nos mesmos, apesar da idade, estamos sempre atentos aas novidades e procuramos não apenas nos inteirar sobre seu funcionamento e utilizá-las quer seja por necessidade, ou por simples curiosidade.
Não conseguimos, entretanto, assimilar tudo e frequentemente precisamos pedir socorro, quer seja para obter uma simples informação faltante como para nos mostrar um procedimento.
Ficamos a imaginar se isso ocorre conosco que estamos imersos no mundo da tecnologia, o que não dizer daqueles que estão à margem.
Em breve corremos o risco de ter uma parte significativa da sociedade excluída da tecnologia e portanto de todos os benefícios que ela traz, justamente porque esta parte de nosso mundo não consegue acompanhar o ritmo com que as inovações aparecem.
Está na hora de pensarmos nesse mundo excluído, criando mecanismo que facilitem sua integração. Alguns passos tem sido dados, e temos tomado contanto com eles, como os telefones celulares com ícones e teclas grandes para idosos.
A inteligência artificial, sem dúvida, será algo que vai ajudar muito. As pessoas não precisarão conhecer as funções de uma máquina, pois poderão conversar com ela e pedir o que desejam.
Será uma forma de integração de uma vasta do mundo que ainda está fora da tecnologia. Essa parte certamente ainda ficará fora, mas terá um auxiliar diretamente integrado a ela, o seu próprio celular que nesta convergência constate com o ser humano passar a ser seu “órgão tecnológico” de integração com o mundo moderno. Já estamos caminhando para isso com os cobots, os robôs colaborativos e os chatbots de que já tratamos em diversos de nossos artigos.
Mesmo os que estão fora do mundo tecnológico, cada vez mais estarão integrados a eles através de recursos auxiliares. E o passo seguinte será a própria integração desses recursos ao nosso próprio corpo através de chips implantáveis.