Ligando à entrada do micro-amplificador um microfone sensível, escondido numa sala próxima, você podem ouvir claramente tudo que nela se conversar.

Micro Amplificador (ART2765)

 

A sensibilidade elevada do micro-amplificador permite que mesmo os ruídos mais baixos sejam captados pelo microfone e ouvidos claramente. Os único cuidados a serem tomados evidentemente serão com o microfone o fio de ligação ao amplificador que devem ficar bem escondidos.

Para facilitar a escuta, em lugar do alto-falante comum pode ser usado um fone de ouvido de baixa impedância (8 ohms), conforme sugere a figura 1.

 

Figura 1 - utilização
Figura 1 - utilização

 

A distância máxima que pode ficar o microfone da estação de escuta clandestina é de 20 metros, para se evitar perdas na linha ou indução de ruídos.

 

1 micro-amplificador montado

1 potenciômetro de 100 com chave

1 cápsula de microfone de cristal ou mesmo um fone de cristal

1 alto-falante de 8 ohms x 10 cm ou fone de ouvido de baixa impedância

1 suporte para 4 ou 6 pilhas médias ou grandes

Diversos: fio blindado em comprimento necessário para ligar a estação ao microfone; cabinho knob para o potenciômetro, caixa para alojar –o conjunto, etc.

 

Montagem

Na figura 2 temos o diagrama completo do espião eletrônico, mostrando que, por sua alta-impedância o microfone de cristal pode ser ligado diretamente à entrada do circuito.

 

Figura 2 – Circuito completo
Figura 2 – Circuito completo

 

 

A disposição real dos componentes é dada na figura 3.

 

Figura 3 – Disposição dos componentes
Figura 3 – Disposição dos componentes

 

 

Observe que o potenciômetro ao mesmo tempo em que controla o volume da escuta, ou seja a, sensibilidade do aparelho, possui a chave interruptor que serve para ligar e desligar o aparelho.

Nesta configuração, a alimentação pode ser feita com 6 ou 9 V, ou seja, a partir de 4 ou 6 pilhas médias ou grandes, conforme o suporte que o leitor tenha adquirido.

A ligação do microfone remoto é a que exige maiores cuidados: use somente fio blindado par evitar a captação de zumbidos obedecendo a posição da blindagem e do condutor interno conforme mostra a figura.

Para esta montagem o valor de R3 será de 4,7 k. na versão de 6 V e de 8,2 k na versão de 9 V.

Pequenas alterações poderão ser necessárias d modo a se melhorar a fidelidade de escuta.

Para este circuito também pode ser usado como microfone remoto um alto-falante de 8 ohms, ligado a um transformador de saída para válvulas de modo que o cabo blindado seja conectado ao primário de alta-impedância desse componente (veja como foi feito no intercomunicador – ART2767).

 

Funcionamento

Completada & montagem, confira as ligações e, estando tudo em ordem coloque as pilhas no suporte, instale o microfone e ligue o aparelho acionando o potenciômetro.