Numa emergência pode ser necessária a improvisação de um microfone a partir de um pequeno alto-falante. No entanto, para que se tenha a correta excitação de um amplificador, é preciso utilizar um circuito que não só case as impedâncias mas também proporcione uma certa amplificação do sinal, que é da ordem de apenas alguns microvolts.

O simples circuito apresentado utiliza um transistor PNP de uso geral e pode operar com um alto-falante de 4 ou 8 ohms como microfone.

Sua saída tem intensidade suficiente para excitar a maioria dos amplificadores.

Como o circuito, mostrado na figura 1, não é crítico existem componentes que podem ter seus valores alterados no sentido de se obter maior ganho com menor distorção, tanto em função do alto-falante usado como microfone, como em função do ganho do transistor.

 

   Figura 1 – Circuito do aparelho
Figura 1 – Circuito do aparelho

 

Especificamente o resistor de 470 k e o resistor de 22 k são os componentes que podem ser alterados.

A alimentação do circuito é feita com uma bateria de 9 V.

Numa aplicação móvel ou num transmissor, a chave S1 pode ser do tipo de contato momentâneo, que será pressionada somente no momento em que formos falar.

Alto-falantes pequenos, de 5 cm, são os que proporcionam bons resultados na faixa de voz, dada sua resposta mais concentrada nos médios.

A montagem pode ser feita numa caixinha plástica, conforme sugere a figura 2.

 

   Figura 2 – Caixa para montagem.
Figura 2 – Caixa para montagem.

 

A saída pode ser feita através de um jaque RCA, em que será ligado o cabo de conexão ao amplificador, ou então diretamente com fio blindado tendo em sua extremidade um plugue de acordo com a entrada do amplificador.

Existe também a possibilidade de se manter o circuito já incorporado ao sistema amplificador, mas, neste caso, o cabo de conexão ao falante usado como microfone não deve ser longo (no máximo 5 metros).

A vantagem, neste caso, é a imunidade ao ruído, dada a baixa impedância, o que significa que o fio não precisa sequer ser blindado.

 

Q1 - BC558 ou equivalente - transistor PNP de uso geral

S1 - interruptor - ver texto

B1 – 9 V - bateria

FTE - alto-falante de 4 ou 8 ohms x 5cm

R1 – 470 k x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, amarelo)

R2 – 22 k x 1/8 W - resistor (vermelho, vermelho, laranja)

C1 – 47 uF x 12 V - capacitor eletrolítico

C2 – 470 nF - capacitor de poliéster ou cerâmica

Diversos: caixa para montagem, placa de circuito impresso, conector de bateria, fios, solda etc.