Este circuito descrito aqui é baseado no meu livro Robótica, Mecatrônica e Inteligência Artificial - Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). Ele pode ser usado para controlar SMA (Shaoe Memory Alloy) em projetos de robótica e mecatrônica.

MEC143E MEC222S

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

A SMA requer uma quantidade mínima específica de corrente para ser aquecida até sua temperatura de transição. Você pode determinar essa corrente usando o circuito mostrado na Figura 1.

Este circuito pode ser conectado a qualquer fonte de alimentação ou baterias de 3 a 12 V e pode produzir correntes de até 3 A com o transistor recomendado. O transistor pode ser instalado em um dissipador de calor. Para correntes de até 2 A, o transistor pode ser substituído por um TIP31, e para correntes de até 1 A com um BD135.

 

Figura 1 - Reostato para SMA
Figura 1 - Reostato para SMA

 

Você também pode inverter a polaridade da fonte de alimentação e usar transistores PNP.