E ste artigo foi escrito com base no meu livro Robotics, Mechatronics and Artificial Intelligence (esgotado) publicado nos Estados Unidos (*). O circuito descrito pode ser usado para controlar a velocidade e o torque de um motor CC ou para acionar outras cargas como SMAs, Solenoides ou elementos de aquecimento.

(*) Uma nova edição em português, em espanhol e em inglês está sendo preparada com a finalidade de atender as modificações impostas no ensino de tecnologia no nível médio pelo BNCC (Base Comum Curricular) de 2018 e pelo STEM do programa americano semelhante aprovado em 2015 e analisado desde 2009.

   Uma corrente de até 3 A pode ser mantida constante através de uma carga usando o circuito mostrado na Figura 1. O LM350T é um CI em invólucro TO220 de três terminais que consiste em um regulador de tensão variável com correntes de saída de até 3 A. Usando a configuração mostrada na figura, o circuito opera como um regulador de corrente, mantendo a corrente constante através de uma carga.

 

Figura 1 Fonte de corrente constante usando o LM350T (3 A).
Figura 1 Fonte de corrente constante usando o LM350T (3 A).

 

   O potenciômetro é usado para ajustar a corrente através da carga e o resistor limita seu valor mais alto. O IC deve ser montado em um dissipador de calor e a tensão de entrada normalmente deve estar no intervalo entre 12 e 24 V. Outros CIs da mesma série que o LM150T e o LM250T podem ser usados nesta aplicação.