Escrito por: Newton C. Braga

Que tal cumprimentar seus amigos com o aperto de mão mais "chocante“ do mundo! De fato, com este aparelhinho, você poderá demonstrar toda sua amizade em algumas dezenas de volts que, certamente, farão os cumprimentados “vibrarem” de alegria.

Nota: apesar de ser artigo antigo (1987), é ainda atual pelos componentes usados. Pode ser montado com facilidade.

Funcionando com pilhas e escondido no bolso, este aparelho gera uma alta tensão inofensiva que pode ser aplicada, por meio de eletrodos colocados na mão, nas ”vítimas" de seu cumprimento!

O oscilador que usamos tem dois transistores e pode converter os 3 volts de duas pilhas pequenas em mais de 100 V (porém inofensivos pelas características do transformador), o suficiente para dar uma boa descarga nas pessoas que forem atingidas.

A montagem de aparelho é muito simples, e sua operação também não apresenta qualquer dificuldade ou perigo.

E claro que, “dar choque nos outros" não pode ser considerada uma brincadeira das mais recomendáveis, por isso, a única coisa que recomendamos aos leitores é que usem o aparelho com moderação, e lembrem-se: o feitiço pode perfeitamente virar contra com o feiticeiro!

 

COMO FUNCIONA

O que temos é um oscilador que utiliza dois transistores complementares. Um oscilador é um circuito, que a partir de uma corrente continua pode gerar uma corrente alternada, a qual, conforme já vimos na edição no 1 seria mais apropriada à operação de um transformador.

Deste modo, conforme mostra a figura 1, se aplicarmos a corrente deste oscilador num transformador apropriado, ela poderá ser elevada ou reduzida conforme as características deste transformador.

 

Aperto de Mão Chocante
Aperto de Mão Chocante

 

 

Se o transformador tiver um secundário de alta tensão, como o que recomendamos, podemos elevar os 3 V para 100 ou mais Volts, mas sob corrente muito reduzida. A corrente fraca ainda causa choque, mas evita o perigo de dano físico maior, daí o aparelho ser inofensivo.

O rendimento na conversão de energia, ou seja, na obtenção de alta tensão, depende muito do tipo de transformador usado e da frequência de operação do oscilador. Podemos ajustar esta frequência justamente por meio de P1. Para que o aparelho não fique permanentemente ligado, o que causaria o rápido desgaste das pilhas, existe um interruptor que ficará escondido no bolso do leitor, juntamente com o oscilador e as pilhas, e que será acionado só no momento do cumprimento.

 

MONTAGEM

Na figura 2 temos o diagrama completo do aparelho.

 

Aperto de Mão Chocante
Aperto de Mão Chocante

 

 

A montagem realizada numa ponte de terminais é mostrada na figura 3.

 

Aperto de Mão Chocante
Aperto de Mão Chocante

 

 

Veja que temos um eletrodo que deve ser colocado na mão do leitor, e que sua construção será explicada posteriormente. Começamos por dar algumas orientações no sentido de fazer a parte eletrônica da montagem:

a) Ao soldar os transistores observe sua posição e cuidado para não trocar os dois tipos. O transistor Q1 é BC548 ou equivalente como o BC237, BC238 ou BC547. Já Q2 é PNP e pode ser o BC557 ou BC558.

b) O transformador é o único componente critico desta montagem. Podemos usar qualquer transformador cujo enrolamento de entrada (primário) seja de 110 V ou 220 V (não se preocupe com estes valores, pois a tensão que vai sair não será nenhuma delas! ), e o secundário de 4,5; 6,9 ou mesmo 12 V com corrente entre 100 mA a 250 mA. Será conveniente escolher um de reduzidas dimensões, pois ele deve ficar no aparelho escondido no bolso. Observe a ordem de ligação dos fios, pois se for invertida o aparelho não funcionará.

c) O trimpot é de 100 k e ajusta o ponto de funcionamento. Os resistores são de 1/8 W ou ¼ W e os capacitores cerâmicos de 100 nF ou valores próximos.

d) Para as duas pilhas pequenas deve ser usado um suporte apropriado e a polaridade dos fios deve ser seguida. Vermelho positivo.

e) Os eletrodos devem ser construídos pelo próprio leitor. Na figura 4, temos a maneira mais simples de fazermos estes eletrodos.

 

Aperto de Mão Chocante
Aperto de Mão Chocante

 

 

São usadas duas Chapinhas de metal grudadas numa base de fibra ou mesmo papelão (qualquer material isolante), de modo a poder ser acomodada na palma da mão. Dois fios bem finos de ligação são usados na conexão ao aparelho. Não use fios esmaltados ou desencapados pois pode haver o perigo do choque para você!

f) Temos ainda o interruptor de pressão, do tipo botão de campainha, que será pressionado quando quisermos dar o choque em alguém.

Terminando a montagem, confira tudo antes de fazer a prova de funcionamento.

Coloque duas pilhas novas no suporte. Depois, encoste os dedos nos eletrodos e aperte o botão S1, conforme mostra a figura 5.

 

Aperto de Mão Chocante
Aperto de Mão Chocante

 

 

Deve haver um choque cuja intensidade será ajustada em P1.

Deixe o aparelho ”afinado" segundo sua vontade. Depois, é só usar. Mas atenção: não pense que você vai dar choques assim, nos outros, sem fazer nenhuma força! Pelo fato de você estar em contato com a mão da pessoa no momento do choque, o “circuito estará fechado" incluindo você que, de qualquer modo, também levará um bom “tranco".

A única vantagem que você leva é que já sabe o que vai acontecer Isso significa que, além da coragem para experimentar o aparelho, você também vai precisar de coragem para usá-lo. De qualquer maneira, se a descarga estiver muito forte, é só reajustar P1, reduzindo sua intensidade.

Observamos, finalmente, que o botão S1 de pressão mantém o aparelho desligado, o que quer dizer que, não estando pressionado, não há gasto das pilhas.

 

Q1 - BC548 ou equivalente transistor

Q2 - BC558 ou equivalente transistor

T1 - Transformador (ver texto)

R1 - 4k7 x 1/8 W - resistor (amarelo, violeta, vermelho)

R2 - 1k2 x 1/8 W - resistor (marrom, vermelho, vermelho)

P1 - Trimpot de 47 k ou 100 k

C1, C2 – 100 nF(104) - capacitores cerâmicos

S1 - Interruptor de pressão

B1 - Duas pilhas pequenas – 3 V

Diversos: ponte de terminais, caixa para montagem, eletrodos de contato (ver texto), fios, solda, suporte para duas pilhas pequenas etc.