Esta é uma das muitas versões de radinhos de ondas médias (que deve acabar) indicados para iniciantes. Este artigo é de 1978, mas ainda pode ser montado com alguma facilidade, inclusive aproveitando-se componentes de sucata.

Eis aqui um radinho muito simples de ser montado e que pode pegar com facilidade as estações locais. Se você está procurando algo interessante para montar e esta é a sua primeira tentativa em fazer alguma realização em eletrônica, porque não começar com este radinho?

Radinhos de um e dois transistores podem ser montados com muita facilidade, sem o inconveniente de ajustes críticos, e mesmo não apresentando a mesma sensibilidade de receptores comerciais, podem servir perfeitamente para a captação clara e com bom nível das estações locais.

Este receptor de dois transistores apenas é especialmente indicado aos principiantes, pela sua simplicidade e baixo custo. Se bem que o projeto original seja para escuta em fone de ouvido, individual, portanto, se o leitor residir em cidades que tenham estações fortes, ou então nas proximidades da antena emissora da estação local, poderá ter a escuta com bom volume até em alto-falante.

Nestes casos em que o sinal da estação é forte, quer pela proximidade ou pela própria potência do emissor, até mesmo a antena externa pode ser eliminada.

Os componentes exigidos para esta montagem são em pouco número e oferecem diversas alternativas, o que facilita a execução do projeto até mesmo pelos leitores menos experientes.

Leia com atenção todo o texto, e com a lista de material, adquira todos os componentes. O resto é fácil e em pouco tempo você terá um radinho que, para sua glória, você mesmo montou.

 

O CIRCUITO

Para que o leitor tenha uma ideia de como funciona este tipo de receptor de rádio, vamos dividir seu circuito em três etapas, cada uma exercendo uma função definida. (figura 1).

 

Figura 1 – Diagrama de blocos
Figura 1 – Diagrama de blocos

 

 

A primeira etapa é o circuito de sintonia que tem por função separar de todos os sinais que são captados pela antena o que corresponde a estação que queremos ouvir. Todas as ondas que incidem na antena induzem correntes que seriam amplificadas simultaneamente se não houvesse um circuito capaz de separá-las.

Este circuito é formado por uma bobina, cujo número de espiras determina a faixa de frequência que pode ser sintonizada, e por um capacitor variável sobre o qual atuamos para fazer a mudança de estações (figura 2).

 

Figura 2 – Circuito de sintonia
Figura 2 – Circuito de sintonia

 

 

Conforme a posição do variável o circuito “ressoa" numa determinada frequência, que se corresponder a uma estação, será justamente a estação cujos sinais passarão ao circuito seguinte para serem amplificados.

A etapa seguinte tem por elemento básico um diodo semicondutor que realiza a função de detectar o sinal sintonizado, ou seja, separar das altas frequências que transportam a informação, os sinais de baixa frequência correspondentes ao som que se deseja ouvir (figura 3).

 

   Figura 3 – O detector
Figura 3 – O detector

 

 

O sinal de baixa frequência correspondente aos sons, é entretanto muito fraco para poder ser ouvido convenientemente se o aplicarmos a um fone ou alto-falante, precisando portanto passar por uma amplificação adicional. Esta amplificação é feita pelas etapas seguintes que formam o amplificador de áudio.

Usamos no caso dois transistores iguais, que apresentam um bom ganho de amplificação, acoplados da maneira indicada na figura 4.

 

Figura 4 – Acoplamento capacitivo
Figura 4 – Acoplamento capacitivo

 

 

Com esta configuração, teremos uma amplificação suficientemente forte para termos bom volume em fones e em alguns casos até no alto-falante. Se o leitor morar perto de estações fortes, ou se em sua localidade diversas estações potentes operarem, mesmo usando uma antena pequena, o volume obtido será suficiente para excitar um alto-falante que então deverá ser usado em lugar do fone.

A alimentação deste receptor pode ser feita com uma tensão de 6 V vinda de 4 pilhas pequenas, ou então, para maior potência, com uma tensão de 9V vinda de 6 pilhas pequenas.

 

MONTAGEM

Para esta montagem, tudo que o leitor necessitará será de um soldador de pequena potência (máximo 30 W), solda de boa qualidade, um alicate de corte e um de ponta, e chaves de fenda.

Os componentes serão todos montados numa base de madeira de aproximadamente 20 x 15 cm, e os transistores assim como resistores e capacitores são soldados numa ponte de terminais.

É claro que o leitor não precisa seguir exatamente esta técnica de montagem. A base de montagem, por exemplo, pode ser o próprio fundo da caixa onde será instalado em definitivo o receptor.

O circuito completo do receptor e mostrado na figura 5.

 

Figura 5 – Diagrama do receptor
Figura 5 – Diagrama do receptor | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Antes de fixar os componentes principais na base de montagem, ou seja, o capacitor variável, a bobina, a ponte de terminais, o alto-falante e o suporte de pilhas, além do controle de volume, o leitor deve preocupar-se com a obtenção dos componentes.

Para estes, temos as seguintes observações a fazer:

 

a) Para o capacitor variável existem diversas opções: o leitor pode usar um variável grande de 2 seções que é fácil de encontrar, de eixo fino, para colocação do knob, sendo este ligado conforme mostra a figura 6.

 

Figura 6 – Ligação do capacitor
Figura 6 – Ligação do capacitor

 

 

Pode ainda usar um variável miniatura do tipo encontrado em rádios transistores, cuja maneira de ligar é mostrada na mesma figura.

b) Para a bobina, o leitor tem duas opções também pode comprar somente o bastão de ferrite e enrolar a bobina com fio comum flexível da maneira indicada na figura 7 ou então comprar o conjunto bobina-bastão de ferrite para a faixa de ondas médias, já pronto.

 

Figura 7 - Bobinas
Figura 7 - Bobinas

 

 

No caso o leitor pode usar bobinas tanto de núcleo de ferrite chato,como cilíndrico. A bobina consta de 70 espiras + 20 de fio comum fino ou então fio esmaltado 28. Enrole 20 voltas de fio, faça uma derivação (tomada) e depois enrole mais 70 espiras.

 

c) O leitor pode optar pela versão com fone ou pela versão com alto-falante. Para a versão com fone, devem ser usados fones de cristal ou fones magnéticos de alta impedância. Muito cuidado, pois os fones de radinhos comuns e gravadores são magnéticos de baixa impedância não devendo ser usados neste circuito.

Para a ligação do alto-falante deve ser usado um transformador de saída. O leitor pode usar um transformador de saída para transistores do tipo miniatura ou então um transformador maior do tipo usado na saída de válvulas 6Ao5 ou equivalentes que são bastante comuns na praça.

O alto-falante pode ser qualquer tamanho desde que sua impedância seja de 8 ohms. A maneira de ligar o transformador de saída e o alto-falante é mostrada na figura 8.

 

Figura 8 – Ligação do alto-falante
Figura 8 – Ligação do alto-falante

 

 

Para a ligação de uma tomada para o fone, o jaque é mostrado na figura 9.

 

Figura 9 – Adaptação do jaque
Figura 9 – Adaptação do jaque

 

 

De posse dos componentes, o leitor pode preparar-se para a montagem, fixando-os da maneira indicada no plano de montagem da figura 10.

 

Figura 10 – Montagem final
Figura 10 – Montagem final

 

 

A sequência e os cuidados para as operações é a seguinte:

1. Fixe a ponte de terminais, a bobina, o capacitor variável, e os terminais antena-terra na base de montagem.

2. Solde os fios da bobina e as ligações do variável nos terminais correspondentes da ponte.

3. Solde o diodo semicondutor na ponte atentando para sua posição.

4. Solde os transistores observando também sua posição. Cuidado para não afetar estes componentes com o calor do ferro. Solde-os rapidamente.

5. Solde os resistores e os capacitores. No caso do capacitor eletrolítico observe sua polaridade.

6. Faça a ligação do potenciômetro de controle de volume não usando fios muito longos.

7. Faça a conexão da chave S1 conjugada ao potenciômetro de volume que serve para ligar e desligar o radinho.

8. Faça a conexão do suporte de pilhas e dos fios antena e terra.

9. Complete a montagem, interligando os pontos necessários da ponte com fio fone ou alto-falante da maneira indicada no texto.

Terminada a montagem, confira todas as ligações e se nada estiver anormal, prepare-se para a prova inicial.

Se você morar em local isolado longe de estações fortes, será necessário usar uma antena externa. Na figura 11 é mostrada a maneira como deve ser instalada esta antena.

 

Figura 11 – A antena externa
Figura 11 – A antena externa

 

 

A ligação à terra é também importante, mesmo no caso de estações fortes, pois aumenta bastante o rendimento do receptor. Esta ligação pode ser feita ligando-se um fio no polo neutro de tomada, ou então a um cano de água. (Para descobrir o neutro da tomada, use uma lâmpada neon). (fig. 12).

 

Figura 12 – Conexão à terra
Figura 12 – Conexão à terra | Clique na imagem para ampliar |

 

 

Para o caso de locais com estações fortes, a antena pode ser formada por um pedaço de fio comum (encapado mesmo) de uns 2 ou 3 metros de comprimento.

Ligada a antena e o fio terra, coloque as pilhas no suporte e ligue o potenciômetro.

Abrindo todo o volume do receptor se de imediato você não captar nenhuma estação pelo menos deve ouvir alguns estalidos no alto-falante ou fone, indicando o funcionamento. Procure então girar o variável até sintonizar alguma estação. Se o volume for muito baixo, verifique a ligação à terra e a antena.

Se nenhum sinal for ouvido no fone, verifique se é mesmo do tipo de alta impedância ou então se ele se encontra estragado. Os fones de ouvido de cristal são muito sensíveis a umidade, estragando-se com. muito facilidade. Para esta finalidade, ligue entre seus terminais uma pilha. Neste momento deve ser ouvido um "clique" alto e claro; Se o “clique" for muito baixo é porque o fone se encontra estragado.

 

Q1, Q2 - BC548 ou BC238 - transistores NPN para uso geral

D1 - diodo de cristal de germânio (1N34, IN60 ou equivalente)

C1 - 22 pF - capacitor de disco de cerâmica

C2 - Capacitor variável (ver texto)

C3 - 220 nF - capacitor de poliéster (vermelho, vermelho, amarelo)

C4 - 10 nF - capacitor de poliéster ( marrom, preto, laranja)

C5 - 4 7 ,uF - 12 ou mais volts - capacitor eletrolítico

C6 - 220,uF x 12 ou mais volts - capacitor eletrolítico

R1 - 4,7 M ohms x 1/4 W - resistor (amarelo, violeta, verde)

R2 - Potenciômetro de 4,7 k ohms com chave

R3 - 1 M ohms x 1/4 W- resistor (marrom, preto, verde)

R4 - 10 k ohms x 1/4 W - resistor (marrom, preto, laranja)

B1 - 6 a 9 V- bateria

L1 - Ver texto

Diversos: interruptor simples; transformador de saída e alto-falantes e 8 ohms ou fone, suporte para 4 ou 6 pilhas, bastão de ferrite, fio para antena, fios, ponte de terminais, knobs para o potenciômetro e variável, etc.