A plataforma de avaliação STMicroelectronics STEVAL-IDB011V2 destina-se ao desenvolvimento e teste de aplicativos de baixo consumo de energia BLUETOOTH® usando o sistema on-chip BlueNRG-LP de baixo consumo de energia. A plataforma combina o BlueNRG-LP com sensores MEMS inerciais e ambientais, um microfone MEMS digital, vários botões de interface e LEDs.

 

Figura 1 – A placa de avaliação STEVAL-IDB011V2
Figura 1 – A placa de avaliação STEVAL-IDB011V2 | Clique na imagem para ampliar |

 

A finalidade do BlueNRG-LP é disponibilizar um cerne de 64MHz, 32 bits Arm®Cortex®-M0+core, uma memória flash programável de 256KB, uma SRAM de 64KB, um MPU e um extenso conjunto de periféricos (6x PWM, 2x I2C, 2x SPI/I2S, SPI, USART, UART, PDM e SAR ADC de 12 bits). O dispositivo é compatível com a especificação Bluetooth® LE e suporta funções de mestre, escravo e mestre e escravo simultâneos.

Além disso, o BlueNRG-LP possui extensão de comprimento de dados, 2Mbps, longo alcance, alerta estendido e varredura, alerta periódico, transferência periódica de sincronização de alertas, canal orientado a conexão LE L2CAP e controle de energia LE e monitoramento de perda de caminho.

A plataforma de avaliação STM STEVAL-IDB011V2 oferece flexibilidade de teste e desenvolvimento de aplicativos complexos por meio de comunicação serial com um PC e três opções de alimentação (somente USB, apenas bateria, fonte de alimentação externa).

O diagrama básico é fornecido na figura 2.

 

Figura 2 – Diagrama básico
Figura 2 – Diagrama básico | Clique na imagem para ampliar |

 

Na figura 3 temos exemplos de conexão com Arduino.

 

Figura 3 – Exemplos de conectores Arduino
Figura 3 – Exemplos de conectores Arduino

 

A placa conta com sensores e LEDs. Podemos indicar sensores MEMS como acelerômetro e giroscópio, sensor de temperatura e pressão, e microfone digital. Na figura 4 o modo como esses recursos estão disponibilizados na placa.

 

Figura 4 – Sensores da plataforma
Figura 4 – Sensores da plataforma

 

Acessando o link abaixo, pode-se ter informações sobre a aquisição da plataforma através da Mouser, produtos associados e também de seu datasheet.

https://br.mouser.com/new/stmicroelectronics/stm-steval-idb011v2-eval-platform/