Um componente importante para aplicações de alta potência, com correntes até 30A é o Motor Drive VNH2SP30-E da STMicroelectronics. Com uma tensão máxima de operação de 41V ele já possui a ponte H integrada, o que facilita a sua utilização. Neste artigo, baseado no datasheet, focalizamos este componente e indicamos a compra de uma placa-shield completa.

O circuito integrado VNH2SP30 da STMicroelectroncs consiste num drive com ponte H integrada de alta potência. A ponte faz uso de MOSFETs com apenas 19 mOhms de resistência de condução (Rdson) o que lhe garante esta enorme capacidade de corrente, sem a necessidade de dissipadores.

O VNH2SP30-E é fornecido em invólucro MultiPower SQ-30 com a pinagem mostrada na figura 1.

 

Figura 1 – Pinagem
Figura 1 – Pinagem

 

 

O datasheet completo pode ser acessado diretamente no site da STMicro no link: https://datasheet.octopart.com/VNH2SP30-E-STMicroelectronics-datasheet-10669519.pdf. Nele encontramos uma tabela com a identificação de cada pino e sua função. Podemos ter uma ideia de sua estrutura a partir do diagrama funcional mostrado na figura 2.

 

Figura 2 – Diagrama funcional
Figura 2 – Diagrama funcional

 

 

As entradas de controle são compatíveis com lógica de 5V e a operação no modo PWM vai até 20 kHz. Proteções diversas são agregadas para se ob´ter maior segurança de funcionamento.

No datasheet de 33 páginas encontramos todas as informações necessárias a sua utilização. Incluem-se os máximos absolutos, as características elétricas, informações sobre os níveis lógicos de controla nas entradas assim como gráficos, tabelas-verdade e formas de onda.

Na figura 3 temos um circuito de aplicação típico para um motor DC com controle PWM de 20 kHz.

 

 

 

Figura 3 – Circuito de aplicação
Figura 3 – Circuito de aplicação

 

O dispositivo possui recursos diagnóstico de falhas que podem ser consultados no datasheet.

Na figura 4 temos uma aplicação para a configuração de meia ponte.

 

Figura 4 – Meia ponte
Figura 4 – Meia ponte

 

Finalmente temos na figura 5 uma aplicação interessante para o desenvolvimento de aplicações que usam diversos motores. Trata-se de uma configuração que pode controlar 3 motores.

 

Figura 5 – Configuração multi-motor
Figura 5 – Configuração multi-motor

 

 

O datasheet também fornece informações para o layout de placas. No entanto, você pode adquirir a placa pronta na Curto-Circuito acessando o link: https://www.curtocircuito.com.br/driver-monster-motor-shield-vnh2sp30.html

 

Figura 6 – Placa Driver Monster Motor Shield da Curto-Circuito
Figura 6 – Placa Driver Monster Motor Shield da Curto-Circuito