Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos. 

 

Projetos

Sistema de irrigação com painéis solares

 


 

 

Neste projeto, vemos o processo de desenvolvimento e construção de uma estação de irrigação movida a energia solar. Este também coleta dados atmosféricos e umidade do solo e os envia em tempo real para a nuvem para monitoramento remoto, também controlando de forma independente a irrigação via sistema de irrigação por gotejamento, a fim de manter as plantas felizes e dentro de uma faixa de umidade adequada.

 


 

Emulando uma ROM numa Pi Pico para acelerar hacking de computadores retrô

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Se você já trabalhou em um sistema que carrega seu software de uma ROM ou EPROM, sabe como pode ser complicado fazer alterações frequentes no código. Puxar o chip, piscá-lo e colocá-lo de volta no soquete cada vez que você muda uma linha não é ideia de diversão para ninguém. É por isso que [Nick Bild] criou o PicoROM, uma maneira de emular um chip ROM usando o Raspberry Pi Pico.

 


 

Cluster de Raspberry PI em um hack de 1U

A tarefa envolve um pouco mais do que apenas montar cinco Pi 4 em um chassi e concluí-lo. Há um switch Ethernet conectando todos os módulos à rede, e cada Pi tem uma unidade SSD comparativamente volumosa + gabinete anexado. De longe, a parte mais irritante da montagem é a fonte de alimentação e o cabeamento de distribuição, que é ainda mais complicado por relés de comutação de energia controlados remotamente (um dos computadores é dedicado ao gerenciamento de energia e pode desligar os outros quatro módulos).

 


 

Tecnologia e Cultura

OpenWrt 21.02 - Novas funcionalidades

O OpenWrt 21.02 acaba de ser lançado com maior segurança com WPA3, HTTPS e TLS habilitados por padrão, bem como suporte inicial para Distributed Switch Architecture (DSA), o padrão Linux para switches Ethernet configuráveis.

 


 

Um carrinho de bagagens automático

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O autor achava que um trailer utilitário para seguir humanos seria útil para quem trabalha em fazendas. Ele não apenas pensou sobre isso, no entanto, ele o projetou e construiu como um projeto final na Agrilab FabAcademy da University UniLasalle Polytechnique no norte da França. Ele levou a ideia do conceito à fruição em seis semanas.

 


 

Você não pode corrigir o que você não pode medir

Esse é um excelente insight sobre projetos. Como criar meios e métricas para melhorar o que está errado.

 


 

Extras

Para garantir a confiança nas revisões de literatura

Informação é dinheiro e poder. Como garantir então que as pesquisas sejam confiáveis? Esse artigo aborda etapas de revisão de literatura.

 


 

ESP3D

O ESP3D é um firmware para impressoras 3D rodando num ESP32.

 


 

Leitura da Semana

Checklist - Atul Gawande

Atul Gawande, cirurgião experiente e colunista da revista The New Yorker, se destacou ao escrever sobre os problemas e desafios da medicina moderna. Em Checklist, ele parte de relatos de cirurgias de risco para refletir sobre a forma como os profissionais lidam com a complexidade crescente de suas funções.

Gawande faz uma distinção entre erros de ignorância (que acontecem porque não temos o conhecimento necessário para realizar algo) e erros de inépcia (que ocorrem quando não fazemos bom uso desse conhecimento). Ele afirma que as falhas evitáveis no mundo atual são do segundo tipo e, por meio de uma série de exemplos, mostra como as tarefas habituais dos cirurgiões e de outros especialistas se tornaram tão intrincadas que equívocos já são praticamente esperados.

Para um problema complicado, nada como uma solução simples. O autor prova que podemos obter melhores resultados e encontrar saídas mais eficazes para quase todo tipo de dificuldade usando checklists. Ele explica como essas listas de verificação viabilizam algumas atividades complexas, de pilotar aviões de grande porte ou acompanhar o mercado de ações a construir arranha-céus.