Como de costume , todas as sextas temos aqui no site do Instituto os mais inusitados projetos eletrônicos, dicas de leitura e de projetos que rolam no mundo da tecnologia por Marcos de Lima Carlos.

 

Projetos

Veja o invisível com esse visualizador de campo magnético

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Usando uma placa de desenvolvimento de microcontrolador XMC1100 e um sensor magnético 3D TLV49, o dispositivo é capaz de rastrear os polos de um ímã em tempo real e produzir uma aproximação de como as linhas de campo pareceriam em seu display de papel eletrônico. A força relativa do campo é indicada pelo tamanho da visualização, o que permite ao usuário comparar facilmente vários ímãs. Incidentalmente, [Dr.Stone] observa que a versão atual do hardware e software só pode lidar com um ímã de cada vez; visualizar campos magnéticos complexos e mais de dois polos exigiria uma série de sensores e provavelmente um processo mais poderoso.

Clique aqui e assista ao vídeo.

 


 

Emulando um IBM PC com ESP32

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

O IBM PC gerou a arquitetura básica que se transformou na plataforma Wintel dominante que conhecemos hoje. Antes pesada, desajeitada e sedenta por energia, é uma máquina que agora você pode emular em uma única placa com um microcontrolador barato. Isso é graças ao trabalho de [Fabrizio Di Vittorio], que compartilhou um tutorial no Youtube.

 


 

Construindo um testador eletrônico para medir a rigidez de uma flecha

 


| Clique na imagem para ampliar |

Ao atirar com arco, se quiser ser preciso, você precisa de flechas de especificação e qualidade uniformes. Uma parte importante disso é garantir que cada flecha tenha um corpo de rigidez semelhante. Tradicionalmente, isso é verificado de uma forma muito analógica, usando pesos e medindo a deflexão da coluna da flecha, mas também pode ser feito eletronicamente com este testador.

 


 

Tecnologia e Cultura

Fazendo displays OLED em um Laboratório Caseiro

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

Imagine fazer displays de OLED em casa! Embora a ideia seja interessante ela foi feita por um ex-funcionário da Philips com ampla experiência no assunto. O mais interessante é que ele documentou todo o processo e se você quiser reproduzí-lo pode fazer a mesma coisa em casa!

Assista ao vídeo clicando aqui

 


 

Andando sobre a primeira ponte impressa em 3D


| Clique na imagem para ampliar |

 

Em 2018, trouxemos notícias de uma ponte pedonal impressa em 3D de aço inoxidável que estava sendo planejada para cruzar um canal holandês em Amsterdã. Agora está finalmente no lugar e aberto ao público - a Rainha tornou isso oficial e tudo. A MX3D imprimiu em sua máquina de manufatura aditiva de metal M1, que é essencialmente um grupo de robôs que soldam camadas de metal usando fio de solda tradicional e gás.

 


 

Aprendendo o básico sobre antenas

 


| Clique na imagem para ampliar |

 

 Este é um curso de introdução para projetos de antenas. Vale a pena dar uma conferida nos vídeos.

 


 

ESP32 Snippets

Code snippets são pedaços de códigos úteis para serem utilizados em aplicações. E nesse ebook está uma coleção deles para ESP32. Enjoy!

 


 

Leitura da Semana

Porque os generalistas vencem em um mundo de especialistas - David Epstein

David Epstein explica, em Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas, como, em um mundo cada vez mais especializado, os profissionais mais valorizados e mais bem-sucedidos em suas áreas de atuação são os generalistas, aqueles que pensam fora da caixa e encontram saídas para problemas aparentemente insolúveis por meio da conexão entre áreas e ideias, a princípio, incompatíveis.

Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas é um livro indispensável para todos aqueles que desejam transformar os seus interesses em múltiplas áreas em carreiras de sucesso – não importando a idade e a vivência anterior. Afinal, as experiências e a capacidade de aprender com os próprios erros são qualidades comuns a todos os grandes nomes da história, sejam eles inventores, empreendedores, esportistas ou profissionais de alta performance.